Museu Municipal Padre Daniel Carning

Padre Daniel Cargnin (Nova Palma, 1930-2002) foi um padre católico, paleontólogo amador e autodidata brasileiro. Deu grandes contribuições á paleontologia do Rio Grande do Sul. Em 1976 mudou-se para a cidade de Mata, onde contribuiu enormemente para a preservação dos fósseis da região. Ou seja, todos os fósseis que temos em nossa cidade, devemos a excelente contribuição que ele nos deu. O mesmo foi um pioneiro na escavação e descobertas de fósseis. Por este motivo, o Museu leva seu nome como homenagem, sendo mais do que justo. Dinossauros despertam visível interesse no público geral, mais ainda em crianças e adolescentes. Entretanto, poucos sabem que na região central do Rio Grande do Sul e no noroeste da Argentina foram encontrados os mais antigos fósseis destes fantásticos animais com mais de 200 milhões de anos. No dia 05 de Agosto de 2021, Santa Maria e região, que já eram reconhecidos no meio científico como berço dos dinossauros mais antigos do mundo, agora entram de vez para o livro dos recordes. (G'uinness book). A revista Guinness reconheceu que a Formação Santa Maria, que abrange toda a região central do Estado, é o local onde foram encontrados os primeiros e mais antigos dinossauros do planeta Terra. O pedido havia sido feito pelo projeto Din Origin- A Origem dos Dinossauros. Os museus que dedicam-se a guardar e expor esses materiais têm, nos seus acervos, peças de valor científico e patrimonial inestimáveis, muitas vezes esquecidas dentro de suas salas. A Região Sul do Brasil é rica em ocorrências fossilificas, sendo algumas mundialmente conhecidas. O objetivo deste projeto está baseado na importância de se divulgar mais amplamente os acervos paleontológicos do Estado do Rio Grande do Sul.