Museu Mestre Egídio dos Santos

O museu Mestre Egídio dos Santos foi inaugurado em 2002, localiza-se na rua José Mariano Filho, 125 – Centro, Apuiarés-CE. O Museu carrega em esse nome em homenagem a Mestre Egídio Martins dos Santos. Mestre Egídio é filho de Manuel dos Santos e de Isabel Martins dos Santos. Egídio nasceu em São Sebastião do Jacu no primeiro dia de setembro de 1898. Na década de 1920 casou-se com Maria Ester Tabosa Gomes dos Santos indo residir na sede do distrito de jacu e, em seguida, às margens do riacho Zé Luís. O casal Mestre Egídio e Ester Gomes tiveram filhos e filhas; Pedro Elismar, José Gomes, José Valirton, Maria Tabosa, Maria Iranilda e Maria Ivanir. Ambos nascidos no distrito de jacu. Egídio, além de inteligente era muito prático e ficou conhecido como "O Mestre das Sete Artes". Foi barbeiro, músico, ferreiro, mecânico, agricultor, pedreiro e marceneiro, também realizava pequenas cirurgias. A falta de odontólogos no jacu e as dificuldades de se chegar até um em Fortaleza, levou mestre Egídio a tratar um problema em seus próprios dentes, problema que o impedia de tocar na primeira banda de música do jacu regida pelo maestro Chico Lopes. Com instrumentos improvisados por ele mesmo, tratou o dente e voltou a tocar. Em sua oficina, situada na esquina das atuais ruas Vinte e Cinco de Janeiro com Luís Carneiro de Azevedo, prestando diversos serviços à população. Certa vez, sua habilidade de pedreiro foram requisitadas na comunidade de Massapê onde trabalhou o dia inteiro em um ambiente muito quente. À tarde, antes de retornar para casa, tirou os sapatos e pôs os pés no chão frio. Passou mal e não pode mais andar, sendo trazido em uma rede. Foi tratado ao longo de 15 dias com remédios caseiros, pois não havia médico no município e nem condições de levá-lo para Fortaleza. Mestre Egídio faleceu no dia 4 de maio de 1953, aos 53 anos de idade.