Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul Victor Lucas

É uma instituição de interesse público que tem o objetivo de coletar, armazenar, catalogar, classificar, avaliar e conservar peças e documentos de valor histórico cultural. Desenvolve atividades de reflexão, preservação e conservação. Salientamos como importante valor do museu, estimular e cativar a imaginação do aluno e visitante, despertar sua curiosidade, aprofundar o significado daquilo que se expões e proporcionar-lhe uma forma de reflexão. Museu Histórico realiza atividades educativas sobre a história de Rio do Sul, para alunos e professores. Suas exposições são temporárias e permanentes, destacando-se: Indígena; Estrada de Ferro; Cotidiano do Imigrante; Famílias; Fotografias; II Guerra Mundial; Saúde e Numismática.