Museu Casa de Casimiro de Abreu

O imóvel, localizado na Praça As Primaveras, em Barra de São João, O museu é dividido em duas salas de exposições. Uma abriga mostras temporárias de artistas da região. E a outra mantém uma exposição permanente sobre o poeta, com curadoria da Stella Kaz. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A história de vida de Casimiro de Abreu é contada através de textos cronológicos, a partir de documentação reproduzida do acervo da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras. Nas paredes, há fragmentos de poemas de Casimiro e a reprodução de pinturas e aquarelas da época, de coleções públicas e privadas. Além disso, é possível assistir ao filme “Brasilianas, Meus Oito anos”, de Humberto Mauro, 1955. E, ainda, ouvir o áudio-livro “4 Séculos de Poesias do Brasil”, em que ator Paulo Autran recita poesias, incluindo o poema, “Meus Oito Anos”