Instituto Popular Memorial de Canudos

O Instituto Popular Memorial de Canudos – IPMC foi criado em 1993, durante as celebrações do centenário de fundação do Arraial de Belo Monte. É uma instituição sem fins lucrativos, de caráter histórico, cultural e educativo, com sede na cidade de Canudos-Bahia. É ecumênico e vai além de Canudos geográfico. Tem como finalidade despertar a reflexão sobre o exemplo histórico de Canudos; Destacar o papel do (a) sertanejo (a) como agente da história; Revelar a viabilidade de modelos sociais e econômicos adequados à região semiárida; Estabelecer uma relação entre Canudos e as lutas nos dias atuais e preservar o acervo histórico existente e o que vier a adquirir. Fazem parte do Instituto, historiadores (as), teólogos, estudantes, professores, pesquisadores (as), lideranças de comunidades, representantes de entidades populares e movimentos sociais, sindicalistas, poetas e religiosos/as da igreja católica e protestante. O IPMC cumpre um papel significativo no resgate histórico de Canudos, no acolhimento de pessoas e grupos que a Canudos se dirigem com o propósito de conhecer a cidade, visitar os locais históricos, ter acesso ao acervo material e imaterial oriundo dos descendentes conselheiristas e a diversas publicações presente no Instituto. Nesse sentido, o IPMC tem sido uma fonte constante de visitação e consulta, o que atesta a sua importância no contexto da história do Arraial do Belo Monte, fundado por Antônio Conselheiro em 1893, e destruído pelo exército brasileiro em 1897, durante a quarta expedição militar. O QUE O IPMC FAZ PARA MANTER VIVA ESSA EXPERIENCIA DE FÉ, CONVIVÊNCIA E RESISTENCIA POPULAR DO POVO DE ANTONIO CONSELHEIRO: - Criação de um espaço multicultural para guarda do acervo histórico do Arraial de Belo Monte. - Organização de biblioteca com obras sobre a Guerra de Canudos. - Construção de capela histórica, onde guardamos o cruzeiro original erguido ainda pelas próprias mãos de Antonio Conselheiro em 1893, único monumento intacto após a guerra. E também parte de madeira recuperada que seria utilizada para construção da nova igreja do Arraial de Canudos, considerada por muitos como o motivo desencadeante para o acontecimento da Guerra de Canudos. - Publicação anual do Almanaque de Canudos, -Seminários temáticos sobre Canudos -Somos co-realizadores da Romaria Anual de Canudos. PUBLICAÇÕES: Livros: 7 edições do Almanaque de Canudos; Canudos 100 anos de produção: Vida cotidiana e econômica dos tempos do Conselheiro até os dias atuais; Canudos, uma história de luta e resistência; Canudos: Fundo de Pasto no Semiárido; Hinos e poesias; Livro de cordel: A vida e a produção no Arraial de Canudos. Vídeos: Canudos – Açude vivo; Canudos – resumo em desenho; 3º Episódios – Diálogo sobre Canudos; Romarias de Canudos.