Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
17/05/2023
E-mail da sede
umpotlatch@yahoo.com
Nome do responsável pelo coletivo
Paulo Sérgio Barreto Santos
Cargo do responsável
Coordenador | Representante
Breve história sobre o Ponto de Memória
Em retrospectiva, o Museu/Sala Expositiva Mestre Chonca foi inaugurado em 21 de setembro de 2016. Desde, então, vem recebendo visitas de estudantes, professores, pesquisadores, moradores, visitantes e turistas. E, desde 2014, já vinha realizando a documentação em audiovisual das “oficinas de reformas de canoas de boçarda” e das “oficinas de miniatura de embarcações” com alguns dos membros do Coletivo Cultural ao objetivar a memória social e coletiva; o inventário e o registro da pesca tradicional de rede de arrasto de beira de praia feita por canoas de boçarda de Arraial do Cabo. Em 2018, o Museu da Pesca Tradicional/Sala Expositiva Mestre Chonca passa a ser espaço de articulação do “Circuito dos mestres sabedores da cultura popular” de Arraial do Cabo (RJ). De meados de 2019 a fevereiro de 2020, antes da crise sanitária, buscou-se estruturar os trajetos dos roteiros em TBC – Turismo de Base Comunitária. Houve visitas experimentais em pequenos grupos ao Museu/Sala Expositiva Mestre Chonca; nos paióis dos pescadores tradicionais da Praia do Pontal e nos “pequenos museus/salas expositivas” do “Circuito”. As estratégias destas visitas eram de serem complementadas - de forma opcional - através das diversas oficinas tradicionais e nas vendas de artesanatos. Além de gerar trabalho e renda através do TBC - Turismo de Base Comunitária e/ou na transmissão das oficinas dos “saberes-fazeres” tradicionais para públicos específicos e amplos ao compartilhar experiências, vivências, sabedorias e conhecimentos entre moradores, visitantes e turistas a partir da economia criativa e solidaria. Com a crise sanitária e econômica, fora suspensa todas as atividades até a presente data. A proposta atual de trabalho do Coletivo Cultural visa recriar o site do Museu; retomar as oficinas tradicionais e a ampliação arquitetônica do Museu da Pesca Tradicional, concomitante, a criação do estatuto e do conselho curador junto à sociedade civil e aos diversos entes públicos da federação.
Público-alvo das ações promovidas
1) Público amplo de estudantes, professores, pesquisadores, moradores, visitantes e turistas; 2) Público específico de pescadores tradicionais de canoas de borçada de arrasto de beira de praia; pescadores de outras artes e modalidades da pesca tradicional de Arraial do Cabo e Região dos Lagos (Estado do Rio de Janeiro); mestres sabedores da cultura popular (pescadores, quilombolas, maricultores, rezadeiras, memorialistas, rendeiras, artesãos, trabalhadores do sal, seresteiros e membros de folguedos), além dos membros do "Banco do pau dos velhos ou Banco do pau mole".
Redes sociais
YouTube
Breve descrição do Acervo
O acervo da “Sala Expositiva” do museu é composto por ferramentas manuais de carpintaria naval e por miniaturas artesanais de canoas de boçarda – gentilmente, emprestadas e/ou doadas – feitas por diversos artesãos e moradores da cidade, inclusive, pelos próprios alunos das oficinas de miniaturas de canoas, ministradas pelo mestre “Chonca”, entre outras ações. O acervo ainda conta com amostras de madeiras e fragmentos vegetais (madeiras centenárias e/ou milenar da Mata Atlântica que se transformaram em canoas monóxilas) e que se constituem em um testemunho do conhecimento tradicional relacionado à matéria prima usada na construção e/ou reparo de canoas artesanais. No seu pequeno espaço, tem-se uma exposição significativa composta por imagens e textos. A vitrine do Museu da Pesca Tradicional é composta por documentos, objetos, ferramentas, imagens e potes com sementes oriundas do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro alusiva às árvores transformadas em canoas monóxilas. Há ainda diversas miniaturas de canoas de boçarda dos alunos do Mestre Chonca e outras emprestadas, doadas e adquiridas no processo de pesquisa social junto aos artesões/artesãs, pescadores, moradores e mestres sabedores da cultura popular.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O “Museu/Sala Expositiva Mestre Chonca” é o local de centralização, produção e difusão das ações educativas em pesquisa social e em ciência da natureza articuladas entre os membros do “Circuito dos mestres sabedores da cultura popular”. Localizado na Praia Grande, este museu busca reformar as grandes canoas de boçarda (ou “bordada” ou de um “tronco só”) ao trabalhar com a transmissão do saber-fazer das oficinas de reformas de canoas de arrasto de beira de praia e nas oficinas de miniatura de embarcações, ao contribuir para a salvaguarda da pesca tradicional e dos territórios dos “Portos das Canoas” das praias de Arraial do Cabo (RJ).
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
1) Edital “Mestres e Grupos das Culturas Populares”, da Secretaria do Estado da Cultura do Rio de Janeiro (chamada pública nº 027/2010); 2) Edital da empresa Edital da ENEL/2017 - “Oficinas de miniatura de canoas de boçarda” ao envolver outros dez mestres sabedores da cultura popular (em particular artesãos de madeiras, memorialistas, pescadores e carpinteiros navais); 3) Edital de Rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva no Estado do Rio de Janeiro (chamada pública no. 04/2014), em que foram contemplado o Projeto: as “Oficinas de transmissão do saber-fazer: reformas de canoas de boçarda”, em Arraial do Cabo. Desistimos em carta encaminhada à Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro pelo fato de não termos "confiança" quanto à indoneidade da entidade que nos representava.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Em particular, recebia estudantes, professores, pesquisadores, moradores e visitantes para as "rodas de conversa" e trocas de saberes nas oficinas tradicionais sobre a carpintaria naval e a pesca centenária do arrasto de beira de praia feita por canoas de boçarda, além das questões que envolvem às áreas costeiras, marinhas e da Restinga de Massambaba (Arraial do Cabo). Periodicamente, se realizava antes da pandemia as "oficinas de reformas de canoas de boçarda (canoa monóxila) e as "oficinas de miniaturas de embarcações" e àquelas atividades em TBC - Turismo de Base Comunitária, entre outras.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Eventualmente, as "rodas de conversa" e, periodicamente, se realizava (antes da pandemia) as "oficinas de reformas de canoas de boçarda (canoa monóxila) e as "oficinas de miniaturas de embarcações" e àquelas atividades em TBC - Turismo de Base Comunitária, entre outras.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Circuito dos mestres sabedores da cultura popular https://youtu.be/f0wgfO8KTH8?list=PL0OkJoz85_CoxT3TtwaJPxCYrcSCgWxo7
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Parceria informal com o ICMbio/RESEXMAR AC, nas ações de salvaguarda da pesca tradicional feito por canoas de boçarda.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não