Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
19/05/2019
E-mail da sede
juliamadeirag@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Julia Madeira
Cargo do responsável
Diretora | Fundadora
Público-alvo das ações promovidas
Público 01: Pessoas interessadas em história e ações culturais, pessoas interessadas nas questões raciais que moram no interior paulista. A maior parte do público atendido são mulheres de 25 a 55 anos. Público 02: estudantes de escolas públicas e privadas localizadas no interior paulista. Alunos do ensino fundamental 2 ao Ensino Médio Público 03 : Professores e pessoas interessadas em atividades ao ar livre.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
03 obras de Realidade Virtual com duração de 10 a 12 minutos com imagens e sons imersivos que passam por pontos históricos negros da cidade de Piracicaba. 02 obras de Realidade Aumentada com duração de 03 a 07 minutos com imagens imersivas que passam por pontos históricos negros da cidade de Piracicaba e Campinas 01 websérie com 03 episódios sobre a historia negra de Piracicaba e região.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Não
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O núcleo de trabalho do Rotas Afro participa de vários projetos locais, quando realizamos atividades em parceria com o poder público envolvemos parcerios e outras iniciativas para realização de atividade em conjunto e através da Linha de atuação: Rota Afro nas Escolas conseguimos nos relacionar com a comunidade de forma mais profunda e expandir nossa atuação .
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
ProAC Editais | O coletivo nunca foi proponente de um edital público ou privado mas, já realizados diversos projetos com parceiros em que o Rotas Afro foi o centro da proposta.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
ROTEIROS COM O PÚBLICO: realizados mensalmente nas quatro cidades em que o Rotas Afro está presente, podendo ser aberto (qualquer pessoas interessada pode adquirir seu ingresso e participar da atividade) ou fechado (para grupos, empresas e outros coletivos que tenham a necessidade de fazer o roteiro com exclusividade). ROTA NAS ESCOLAS: existem duas modalidades: roteiros gratuitos (pelo menos uma vez por mês, para escolas públicas) e valores especiais para outras instituições escolares. Em 2022, na ação de Novembro Negro, onde foi realizado um financiamento coletivo, cinco escolas públicas foram atendidas gratuitamente, de forma voluntária pelos Anfitriões Rotas Afro. Em 2023, numa parceria com o Centro de Documentação, Política e Cultura Negra de Piracicaba, estão sendo planejadas pela equipe edições gratuitas para os professores da rede pública.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Sim, promovemos diversas ações de capacitação. - Realização de roteiros da Rota Afro para professores da rede estadual. Atividade de carater formativo para os docentes, foi totalmente gratuita e contou com o apoio do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra - Roda de Conversa: Rotas Afro e os Arquivos da Câmara realizado em parceria com a Escola do Legislativo. A atividade aconteceu em Piracicaba, contou com a presença de 40 participantes interessados em conhecer a história negra da cidade. - Realização de Lives nas redes sociais do Rotas Afro com temas variados - Oficinas e participações em projetos como: Festa dos Batuques Paulistas, Afro Pira e Corredor Caipira - Desenvolvimento de Aulas onlines como a aula do Oeste Paulista Negro desenvolvida em parceria com o Instituto Terra Mater e será distribuída para a rede municipal de Piracicaba
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos os eventos realizados pelo Rotas Afro são abertos ao público.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
O Rotas Afro possui parceria com o Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, com a Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba e o Departamento de Turismo da cidade de Campinas, também já realizamos parceria com a Secretaria municipal de Cultura e Turismo de Vinhedo. No ano de 2023, iniciou uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Piracicaba para a realização de edições do roteiro afro na cidade para professores. Ressaltamos que as parcerias com o poder público são pontuais e o coletivo atua e vende seus ingressos de forma independente.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Sim, parceria com o Instituto Terra Mater, Casa do Hip Hop, Grão Filmes e Olhar Através.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não