Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
13/12/2007
E-mail da sede
procaep07@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Jorge Augusto Estevão Ferreira
Cargo do responsável
Diretor
Público-alvo das ações promovidas
São a todos os públicos, pois a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres/as de Capoeira, é Patrimonial Imaterial da Humanidade, reconhecida pela UNESCO em 2008.
Breve descrição do Acervo
O Projeto Capoeira Angola Estudos e Práticas (ProCAEP), desenvolve suas atividades museais vivas no Serviço Integrado de Saúde (SIS), organizadas por dois núcleos: * Galeria Sin/Cin+estésica - é composta por treinos; rodas de capoeira; cortejos; confecção de instrumentos indispensáveis para a prática, como berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e reco-reco; exposições fotográficas, de vídeo e indumentárias todas mediadas; apresentações em dança e músicas; rodas de diálogos e mesas redondas. * Biblioteca - compõem-se por livros, textos, artigos, cartas e manuscritos são obras individuais e coletivas. As ações se desenvolvem através de visitas mediadas; empréstimos para fins de pesquisas e curiosidades por leitura; ações educativas; contação de história; sarau e rodas de leitura. Para além disto, as ações contam com a sua itinerância que acontecem em outros municípios, estados, países e em espaços públicos tal como de Recife, como no famoso Marco Zero, localizado no centro antigo da cidade, juntamente com o grupo de capoeiristas capitaneado por Mestre Jorge deste modo são materiais vivos que compõem o acervo do museu e ajudam a contar a história da capoeira, como também alguns objetos são passiveis de exposição ao ar livre, como por exemplo quadros, instrumentos e estatuetas, como a do “Pensador de Angola”, símbolo do Projeto museu.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
É uma relação de confiança e continuidade pelos anos que vem atuando no bairro e nas áreas adjacentes, tocando gerações de grupos heterogêneos e também estabelecendo comunicação expandida de formas alternativas com um grande número de frequentadores que continuam apreciando e buscando interação com nossos estudos e práticas.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
• Prêmio Oficinas Culturais – 2021. Realização: Secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda. • Prêmio Memória Viva – 2020. Realização: Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda / Lei Aldir Blanc. • Prêmio de Culturas Afro-Brasileiras – 2014. Realização: Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Categoria: Coletivo Cultural de Negros. • Prêmio Agente Jovem de Cultura – 2011. Realização: Ministério da Cultura e Secretaria de Cidadania Cultural. • Prêmio Capoeira Viva – 2007. Idealização: Ministério da Cultura - Patrocinador: Petrobras. Realização: Fundação Gregório de Matos. Categoria: Sócio Educativo.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
O Projeto Capoeira Angola Estudos e Práticas (ProCAEP) atua de forma autônoma no bairro do Engenho do Meio, nos dias de terça e quinta-feira, das 19h às 22h, desde 2007. Nas quartas-feiras iniciou durante o período pandêmico, encontros filosóficos através das redes tecnológicas da internet, sempre ás 21h, com uma hora de duração, tempo este que esta dentro da possibilidade gratuita das plataformas de streaming. Esta ação acontece ainda nos dias atuais. Outras de suas atuações são as realizações de Rodas de Capoeira Angola, sempre uma vez no mês, seguindo o calendário lunar (lua cheia), em locais diferenciados, como na Praça do Baobá (bairro do Engenho do Meio), Jardim do Baobá (bairro das Graças) e Marco Zero (Recife). Possui também duas extensões fixas do ProCAEP nas cidades de Petrolina - Pernambuco e em Halle - Alemanha, desenvolvendo em específico rodas de capoeira, treinos e cortejos pelos bairros. Mas vale ressaltar que a ação corre em todo o estado de Pernambuco com suas atividades itinerantes. Ainda assim, em parceria com o Projeto Gretas, desde 2018, realiza ações sociais e educativas no sertão pernambucano, levando brincadeiras, doações de roupas, materiais de limpeza e de higiene pessoal, como também equipe de médicos que trabalham com a atenção básica a saúde. Contudo, desenvolve também a Ação Memorial Cultural ProCAEP, que vem assiduamente participando das Semanas dos Museus e Primaveras dos Museus, realizados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), todos os anos, desde 2017.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Formação ProCAEP do Agente Multiplicador-Pesquisador de Capoeira Angola, a formação tem como base a vontade de poder trabalhar os conhecimentos de uma capoeira angola como cultura de paz, e os valores que se perpetuam a outras gerações. Além disto, é uma proposta que busca projetar uma educação popular de metodologias participativas, compartilhando conhecimento pra uma evolução pessoal e em território. Seus conteúdos se baseiam sobre a história do surgimento da capoeira angola em várias cidades portuárias da costa brasileira; sobre os vários detentores desta manifestação cultural; a formação dos estilos musicais e de instrumentos que diferem de grupos/escolas/projetos/etc.; o estudo das línguas encontradas nas poesias cantadas; a educação de se estar em rodas de capoeira e sobre visitas em outras casas; e a filosofia de vida de um capoeirista em consonância de ter um papel socializante e diplomático onde ele ou ela for.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
O Projeto Capoeira Angola Estudos e Práticas (ProCAEP) atua de forma autônoma no bairro do Engenho do Meio, nos dias de terça e quinta-feira, das 19h às 22h, desde 2007. Além disso, realiza encontros e eventos em momentos pontuais por conta própria nas comunidades adjacentes do bairro, com o intuito de infundir a prática e o saber fazer. Nas quartas-feiras iniciou durante o período pandêmico, encontros filosóficos através das redes tecnológicas da internet, sempre ás 21h, com uma hora de duração, tempo este que esta dentro da possibilidade gratuita das plataformas de streaming. Esta ação acontece ainda nos dias atuais. Outras de suas atuações são as realizações de Rodas de Capoeira Angola, sempre uma vez no mês, seguindo o calendário lunar (lua cheia), em locais diferenciados, como na Praça do Baobá (bairro do Engenho do Meio), Jardim do Baobá (bairro das Graças) e Marco Zero (Recife). Possui também duas extensões fixas do ProCAEP nas cidades de Petrolina - Pernambuco e em Halle - Alemanha, desenvolvendo em específico rodas de capoeira, treinos e cortejos pelos bairros. Mas vale ressaltar que a ação corre em todo o estado de Pernambuco com suas atividades itinerantes. Ainda assim, em parceria com o Projeto Gretas, desde 2018, realiza ações sociais e educativas no sertão pernambucano, levando brincadeiras, doações de roupas, materiais de limpeza e de higiene pessoal, como também equipe de médicos que trabalham com a atenção básica a saúde. Contudo, desenvolve também a Ação Memorial Cultural ProCAEP, que vem assiduamente participando das Semanas dos Museus e Primaveras dos Museus, realizados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), todos os anos, desde 2017. Todas as ações acima são gratuitas, como a Formação ProCAEP do Agente Multiplicador-Pesquisador de Capoeira Angola.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Com a disponibilização de um espaço para as realizações das Ações, acontecidas no Serviço Integrado de Saúde (SIS), que é da Universidade Federal de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Com o Grupo Pipoquinha - Organização Artística à Cidadania, que também sede um espaço para a realização das Ações.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Gestor do Serviço Integrado de Saúde (SIS), como representatividade do Núcleo Comunitário que atuam neste espaço voluntariamente.