Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
08/03/2014
E-mail da sede
sitioypuca@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Tadzia de Oliva Maya
Cargo do responsável
Produtora executiva
Breve história sobre o Ponto de Memória
A Aldeia da Sacra Família de Ipuca (descendente da antiga Aldeia de Ipuca, fundada onde é hoje Aldeia Velha) foi uma das 15 aldeias indígenas a chegarem ao século XIX guardando elementos de sua tradição tribal e que deram origem a atuais sedes de cidades. Há o enorme potencial turístico de Aldeia Velha (e região), que vem ganhando destaque no Ecoturismo do estado do Rio de Janeiro. A região que estamos trabalhando é de pequenas comunidades rurais - Aldeia Velha, Canaã, Perobas, Os quarenta, Matumbo, Córrego da Luz, Toca da Onça etc - que estão situadas na biorregião da Bacia do Rio Aldeia Velha, que divide os municípios de Casimiro de Abreu e SIlva Jardim e por isso temos atividades nos dois municípios. Aldeia Velha, apesar de ser famosa e ter infraestrutura turística, tem somente 500 habitantes no seu centrinho. O distrito enche mesmo aos finais de semana e feriados, com os turistas. As comunidades destes territórios que trabalhamos vive de serviços relacionados não só ao setor primário como agricultura ou venda de leite e ovos por ex, mas também a serviços como obras, faxineiras, serviço público ou, como é o caso de Aldeia Velha, nossa base, de ocupação relacionada ao turismo. Do encontro da jornalista Tadzia Maya, da arqueóloga Patricia Depine e da historiadora Taina Miê, em conjunto com o Ponto de Cultura Caipira, que existia na comunidade de Aldeia Velha, surgiu o projeto Aldeia de Ypuca, trabalhando história e tradição oral Sua base foi assentada em duas estruturas fundamentais: as fontes bibliográficas primárias e os Mestres da Tradição Oral. Diversas pesquisas e entrevistas foram feitas antes de 2014, mas foi somente em 2014, com a abertura do edital dos Pontos de Memória que formalizamos as atividades que vínhamos desenvolvendo com a comunidade e nosso plano de trabalho para o futuro e inscrevemos uma proposta com o nome Ponto de Memória Ypuca. Essa proposta foi selecionada em nono lugar nacional! Foi neste momento que entendemos que tudo que vínhamos fazendo tinha nome, éramos um POnto de Memória e foi uma ocasião de grande euforia, descobrir nossa identidade e tantos grupos que desenvolviam atividades parecidas com a nossa.
Público-alvo das ações promovidas
Nosso público alvo é heterogêneo. Temos como principal público os próprios moradores da Bacia do Rio Aldeia Velha, que envolve dois municípios: Casimiro de Abreu e SIlva Jardim. É nosso objetivo dialogar com estas pessoas e retribuir com conhecimento, popularizando textos, mapas e demais informações. Por isso, um público prioritário é o das escolas, os estudantes, educadores e gestores. Um outro público importante são os de pesquisadores e interessados em museologia social, com quem trocamos informações, disponibilizamos acervo e procuramos respaldo. Por fim, um outro público são os produtores culturais, sobretudo jovens, para que se sensibilizem com a temática do Patrimônio Material e Imaterial e se interessem em realizar eventos como cursos, oficinas, vivÊncias relacionadas ao tema. Fazemos isso, pois apesar de hoje estarmos quase todos do coletivo com 40 anos, em média, começamos como jovens produtores culturais realizando eventos e gerindo pontos de cultura, pontinhos de cultura, pontos de leitura etc, e gostaríamos de mostrar esta área como uma possibilidade de geraçaõ de renda ao mesmo tempo que conserva memórias fundamentais pra comunidade.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Nosso acervo, ainda em início de inventário, possui documentos digitalizados (provenientes de pesquisa em plataformas como a BN Digital), documentos impressos (livro do cartório), documentos imagéticos (fotografias antigas de Aldeia Velha e um bom número de mapas antigos digitalizados, provenientes de plataformas como a BN Digital), obras digitalizadas (e-book das pesquisadoras sobre a região, livros de cronistas que serviram como base para as pesquisas do Ponto, livros de outros pesquisadores sobre a história da região, livros sobre a bacia hidrográfica do rio São João etc.) e obras impressas (livros sobre a história de Aldeia Velha e de Nova Friburgo), além da obra, no prelo, sobre a história e a tradição oral de Aldeia Velha, a ser lançada até o final de 2023. Soma-se a isso um pequeno número de objetos do cotidiano do início do século XX, como frascos e garrafas pertencentes a antigos moradores de Aldeia Velha.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação envolve o princípio do "diálogo de saberes" e do respeito mútuo. Somos pesquisadores participantes dentro da lógica da educação popular e participamos ativamente como atores sociais, sendo também membros da associação de moradores local por diversas gestões, do conselho escolar, de grupos de trabalho sobre o meio ambiente, da gestão do Ponto de Cultura que aqui existia etc. Somos também moradores e por isso vizinhos, seres humanos que se relacionam com afeto, criando memórias cotidianamente com a população, pois somos parte dela. Não temos o olhar assistencialista de "fazer para", mas sim de "fazer com", de construir conhecimento ouvindo e dialogando com a comunidade, refazendo percursos, colocando em dúvida dados e fatos tidos como oficiais, respeitando a diversidade e tentando escutar ao máximo o maior número de pessoas. Participamos da Associação de Moradores, do conselho escolar e do Conselho Municipal de Cultura.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital municipal de Casimiro de Abreu - Lei Aldir Blanc - 2021
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Festa de Aniversário de Aldeia Velha - anualmente Festival Ypuca - anualmente
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Festival Ypuca (gratuito para moradores) Festa de aniversário de Aldeia Velha
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Nacional de Pontos de Memória e Pontos de Cultura Rurais Fórum Municipal de Cultura de Casimiro de Abreu Fórum Municipal de Cultura de SIlva Jardim Articulação de Agroecologia Serramar
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Parcerias pontuais para realização de eventos em espaços públicos, como feiras, contação de histórias, shows etc
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Participamos do Conselho de Cultura de Casimiro de Abreu há dois anos, como é possível constatar nas atas da fundação de cultura da cidade.