Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
29/05/2010
E-mail da sede
terebepmlp@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Teresinha Beatriz Medeiros
Cargo do responsável
Coordenadora
Público-alvo das ações promovidas
O Ponto de Memória se dedica a investigar e divulgar a memória dos grupos sociais do Bairro lomba do Pinheiro que viveram ou nele ainda (con)vivem. Mas o objetivo maior do Ponto de Memória, com base na Museologia Social, não é a pesquisa a e a divulgação dessas memórias e sim justamente, por contar com a partcipaçoo da comunidade, tende a promover uma visão crítca, a partir do seu passado histórico de lutas. Um olhar decisivo, que, a partir da oonexão com a sabedoria popular, com a qualificação do conhecimento, acredita-se que construirá maior identficaçoo entre morador e seu espaço de vida. Assim nosso público alvo é amplo e hibrido pois conta com lideranças e pessoas que envolvem-se dependendo da temática explorada em cada ação museológica: estudantes; profissionais da educação; do comércio; da coleta do lixo seletivo,; mulheres da paz; estudantes universitários e estagiários; jovens em seu primeiro emprego e etc.
Breve descrição do Acervo
O acervo material tridimensional, documental e digital (até 2014), está no Museu Comunitário do bairro Lomba do Pinheiro que é responsável pela salvaguarda (a instituição responsável é o IPDAE) - Instituto Popular de Arte-Educação. Inclusive o acervo do Inventário está com a Instituição de onde surgiu o Ponto de Memória. O acervo digital de entrevistas, fotografias e vídeos - parte encontra-se com a Gestão do PMLP e a UFRGS (esta última por conta do convênio da criação e exposição do Museu de Rua no período entre 2009 e 2010).
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação de trabalho e colaborativas e dinâmica, uma vez que o Ponto de Memória Atua em várias frentes, desde campanhas de alimentos, de agasalhos, materiais para artesanato indígena (Povos tradicionais - comunidades locais do bairro), a recepção e acolhimentos dos Haitianos que vivem e chegam ao bairro. Além disso, as ações culturais são reportadas às escolas infantis criadas e mantidas pelas associações de moradores (mais de 33 associações no bairro - uma em cada vila).
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
1º Edital - Prêmio aos Doze (12) primeiros Pontos de Memória do Programa Ibram e OEI.
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Lei Aldir Blanc - POA LAB 2020
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Investário Participativo; Oficina de Conservação; Plano Museológico.
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
AVAMEC - EDUCAÇÃO BNCC; IGUALDADE RACIAL NAS ESCOLAS; COREMRS - Preservação e Ri
Data da capacitação
10/05/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Ações acolhimento com Haitianos; Curso de Liderança com Conselho Popular do Bairro Lomba do Pinheiro; Campanha de alimentos e Agasalhos junto às Associações e Escolas Infantis do Bairro Lomba do Pinheiro; Ações Educativa e Museal de Memória Social junto aos estudantes e familiares, das escolas do bairro; Pesquisa entre os Pontos de memória e Pontos de Cultura do RS em parceria com a Rede de Educadores em Museus do RS; Encontro de Benzedeiras e Mulhes pela Paz da Lomba do Pinheiro; e Encontros Educativos junto à Horta Comunitária.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Formação em Memória Social e Educação juntos as Escolas (Professores e Estudantes); Concurso Fotográfico - mãos que preservam - espaços do Bairro Lomba do Pinheiro; Plantio e preservação ambiental, chás e pomadas na Horta Comunitária; Lideranças Comunitárias em Parceria com o Conselho Popular e REMRS.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Chás Mulheres pela Paz e Cultivo de ervas da Horta Comunitária; Espaços do Bairro e a Lomba que queremos com estudantes e professores das escolas públicas municipais e estaduais do bairro Lomba do Pinheiro; Encontros periódicos entre Haitianos, UFRGS e comunidade do bairro Lomba do Pinheiro; Encontro com professores em outros munícipios da Rede Metropolitana de Porto Alegre: Educação e Educação Museal (parceria com a REMRS).
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Pontos de Memória do RS; Rede de Educadores em Museus do RS
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Mulheres pela Paz; Conselho Popular do Bairro Lomba do Pinheiro; Conselho da Saúde; Conselho Meio Ambiente e Águas Municipio de Porto Alegre.