Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
26/06/2010
E-mail da sede
pontodememoriagbj2@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Adriano Paulino de Almeida
Cargo do responsável
Conselheiro gestor
Público-alvo das ações promovidas
Território periférico ao sudoeste da cidade de Fortaleza Grande Bom Jardim, distribuída em 05 bairros: Bom Jardim, Canindezinho, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira, população de 225.210 habitantes, 70% da população é negra (IBGE 2010); Todos os bairros têm IDH muito baixo e estão entre os 10 piores da cidade; em média, 82-84% das famílias sobrevivem com até 2 SM; Se o território fosse um município cearense, seria o terceiro em óbitos pela Covid-19 com 873 óbitos acumulados e uma taxa de letalidade de 5,0 (64,3% maior que a da cidade, que tem 3,1). Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS); Fórum de Juventudes do Grande Bom Jardim; Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim; Movimentos LGBTQIAP+ do Grande Bom Jardim; Tecido dos terreiros e barracões de religiões tradicionais de matrizes afro-brasileiras do Grande Bom Jardim; Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Bom Jardim (PDPFor); Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim (RCCGBJ)
Breve descrição do Acervo
Arte-feitos de artesãos do território; painéis em PVC adesivados; troféus, prêmios, instrumentos musicais, insígnias religiosas, imagens sacras, conteúdos digitais em redes sociais (Facebook desatualizado; Instagram), conteúdos em audiovisual em canal no YouTube
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O Ponto de Memória do Grande Bom Jardim é um dos agentes sociais integrantes da Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS). Este coletivo foi criado em novembro de 2003 e atua como articulação popular formada por mais de 40 organizações locais e parceiras de luta por direitos com referência em diagnósticos territoriais participativos e plataforma de exigibilidades de políticas públicas. E através desta estabelece diálogo e interações com coletivos locais. O Ponto de Memória GBJ ainda participa da gestão compartilhada do Centro Cultura Bom Jardim, único equipamento SECULT CE na periferia de Fortaleza. Participa ainda do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
2012 e 2014. Este último encontrou dificuldades na execução. A presidenta da entidade âncora faleceu e família bloqueou recursos.
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Projeto de extensão UNILAB Inventariando memórias de lideranças populares em periferias urbanas: uma experiência participativa no Grande Bom Jardim (2019); Quem é Esse? Chamada pública INESC para a Reforma do Sistema Político, Plataforma Direitos Humanos (2019); Projeto Enfrentamento à Covid-19 GBJ seleção em edital de chamamento público Iniciativas Comunitárias CCBJ/IDM/SECULT (2020); Projeto de extensão e tecnologia social UNILAB Rodas de Memória como Tecnologias Sociais (2022); Projeto 10 ANOS seleção em edital de chamamento público Iniciativas Comunitárias do CCBJ/IDM/SECULT (2022)
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Plano Museológico: Instrumento de Gestão dos Museus
Data da ação
01/06/2017
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Conservação e Preservação de Acervos
Data da capacitação
01/09/2017
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Como agente social integrante da Rede DLIS, participa todos os meses das reuniões de avaliação e de planejamento de processo, sempre na manhã do 4º sábado do mês, e no início de cada ano integra o retiro de avaliação, de sistematização e de planejamento anual, sempre um final de semana fora da cidade de Fortaleza. Nos últimos 04 anos foi contemplado com apoios em duas edições do edital de chamamento público Iniciativas Comunitárias do Núcleo de Articulação Técnica Especializada do Centro Cultura Bom Jardim, fomento SECULT CE e Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), desenvolvendo atividades de registros de processos coletivos no enfrentamento à Covid-19 e de avaliação de processos em Rodas de Memória dos últimos 10 anos de existência e atuação. Por este suporte, realizou em dezembro de 2022 o Seminário Nacional Virtual É TEMPO DE REARTICULAR - Política Nacional Pontos de Memória como Direito – O CHAMADO VEM DAS BASES é parte do plano de atividades do projeto 10 ANOS, do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, em comemoração dos 10 anos de sua primeira exposição “Jardim das Memórias'' (2012), e assume também um percurso formativo da programação da Semana de Direitos Humanos 2022 do *Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento SECULT CE, único na periferia de Fortaleza. Com a hipótese do Ponto de Memória e da metodologia Roda de Memória serem tecnologias sociais, em parceria com o laboratório Grupo de Extensão e de Pesquisas Interdisciplinares Diálogos, vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, realizou nos últimos anos dois projetos de extensão "Inventariando memórias de lideranças populares em periferias urbanas: uma experiência participativa no Grande Bom Jardim" (2019); e "Rodas de Memória como Tecnologias Sociais" (2022) Em 2022, com sucesso, apresentou a candidatura do zelador de santo da umbanda, Tambor de Mina, de pai Neto Tranca Rua, um dos co-fundadores do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, ao edital Mestres da Cultura Cearense Tesouros Vivo da Cultura Cearense, sendo reconhecido e recebendo o título de Mestre da Cultura Cearense, conhecimento vitalício.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Rodas de memória, visita a acervos físicos e digitais, seminário
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim; Rede Cearense de Museus Comunitários
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
SECULT CE, através do Centro Cultural Bom Jardim/IDM UNILAB, através do laboratório Grupo de Extensão e de Pesquisas Diálogos
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não