Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
13/05/2020
E-mail da sede
oficinescolanavalmestreharildo@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Harildo Francisco dos Santos
Cargo do responsável
Mestre carpinteiro naval
Público-alvo das ações promovidas
Público em geral, a partir de 12 anos, moradores e estudantes da Educação Básica, Graduação e Pós Graduação, trabalhadores, desempregados, em franja de cobertura territorial que abrange Arraial do Cabo, adjacências e Rio de Janeiro. Aprendizes que ficam por dias, semanas e meses, e outros que passam pela cidade em fins de semana e acabam permanecendo na Oficina por horas. O público-alvo não segue uma norma, sendo constatada a presença de participantes acima dos 60 anos, às vezes com seus parentes menores. A Oficina traz a mensagem do mestre Harildo de que todos podem participar e estão aptos a aprender a esculpir as canoinhas: "fazer o bem, sem ver a quem." Um exercício de bondade e grandeza, a grande arte de nosso Mestre.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo é composto por uma quantidade de peças náuticas que não pudemos inventariar ainda. Ele compreende: 1. uma série de canoinhas de boçarda de diversos tamanhos e feitios, completas, com toleteiras e remos e rede. 2. 1 traineira do artista popular e pescador do Arraial, Doque, falecido. 3. 1 canoinha do artista local e carpinteiro naval Marcelo Perissée 4. 1 agulha de rede em madeira esculpida por Sr. Samuel, carpinteiro naval antigo com quem mestre Harildo aprendeu. 5. uma série de canoinhas de boçarda feitas em ossos de baleia encontrados na praia, do artista e sobrinho do Mestre, Mozinho. 6. Canoa de boçarda de 150 anos, sem atividade de pesca. A canoa foi da família Andrade e recebeu o nome "Andrada". Feita de Oiticica, entrou no restauro em 2022 e está em fase de pintura. A canoa Andrada tem 4,5 metros. 7. Canoa de boçarda Natureza, sem atividade de pesca e doada para a OenmH, segue nas areias da Praia Grande, ainda não foi possível trazê-la. 8. 1 miniatura de caíco. 9. 3 miniaturas de traineiras. 10. Objetos diversos de pescaria estão no paiol e ainda não foram catalogadas.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
O núcleo trabalha em constate contato com a comunidade. A presença do mestre Harildo lá, dia e noite e todos os dias, inclusive finais de semana, no paiol e na oficina, com seu conhecimento local, seu trabalho reparando as canoas e mantendo as canoas na Pesca, na Prainha, e construindo caícos, sua história de vida na Pesca desde seus antepassados, configuram a plena relação de vida comunitária. Ele pertence à comunidade tradicional. O coletivo atua com ele na promoção da educação popular e museal, no ensino da arte popular com as canoinhas e do patrimônio.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Aulas abertas e gratuitas de carpintaria naval e nautimodelismo. Restauração de canoas de boçarda e construção de pequenas embarcações de pesca, os caícos.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
As aulas são abertas e gratuitas com a exposição das peças fabricadas.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não