Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
16/09/2016
E-mail da sede
museudasmarrecas@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Barbara Leite Matias
Cargo do responsável
Jovem liderança indígena
Público-alvo das ações promovidas
Esse projeto será de um Museu-Vivo onde o foco é expor nossos artefatos da memória indígena do nosso Povo Kariri mas também será um espaço para escuta e reflorestamento da identidade indigena do Ceará, assim sendo, iremos receber estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas em dialogar com nossa cultura e memória. Além disso, o Museu das Marrecas será um espaço inclusivo, onde contará com participação de tradutores de libras durante os encontros e o espaço terá portas largas, rampas e banheiros adequados para o acesso de pessoas em cadeiras de rodas. Nascemos das Marrecas, nosso patrimônio maior é um coletivo de aves unidas que retorna e alimenta seu chão. Esse espaço vivo movimentará a economia da região da cidade de Lavras da Mangabeira e fortalecerá o patrimônio material e imaterial através do fortalecimento da subjetividade, identidade e pertencimento do Povo Indigena Kariri. Somos de Uma terra avermelhada, no interior do Ceará, distantes dos grandes centros. Nascer um Museu-Vivo na nossa comunidade é um símbolo de cura frente às lutas que estamos enfrentando há anos. Ao falar-se do Cariri, as pessoas tomaram como vivência o Museu-Vivo das Marrecas Kariri.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Até o presente momento catalogamos os seguintes objetos: Cabaças, panelas de barro, potes, pedras, raízes raras de batata do mato, fotografias e documentos antigos, peças de casa de farinha, moinho, formas de tijolos. Imaterial: A cosmovisão das Marrecas (filmada em áudio e vídeo), histórias de "trancoso" repassada pelos mais velhos, receita de medicamento por meio das ervas do mato, alimentação nativa, projeções ancestrais da fogueira de são João na relação com o inverno.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
As pessoas que gerem são da comunidade e as pessoas que estão a frente são as lideranças da aldeia.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
TÁTICAS PARA A REVITALIZAÇÃO DO POVO KARIRI POR MEIO DO MUSEU-VIVO DAS MARRECAS
Data da capacitação
25/05/2021
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Oficina de artesanato- bonecas indígenas. Grupo de penitentes Preservação da medicina tradicionais banco de semente produção de audiovisual e teatro
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Renovação e os festejos juninos.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Laboratório de arquitetura da Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN Arquitetura Larissa Galvão Articulações com o pesquisador o Museu Kanindé na pessoa de Suzenalson Kanidé, Alexandre Gomes Aldeia Poço Dantas, Laboratório de ciência da Informação e memória - UFCA (Vitória Gomes Almeida), Retomada Kariri.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
LACIM - Universidade Federal do Cariri
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não