Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Privada sem fins lucrativos
Breve história sobre o Ponto de Memória
A partir da prisão de um artesão de bacamarte, o representante da SOBAC, professor Ivan Marinho, tanto se tornou testemunha de defesa do artífice, como articulou, inclusive junto ao ministério da cultura, então representado por Juca Ferreira, além do ministério da justiça Tarso Genro, a jornada que inocentaria o brincante. Deste evento traumático surgiria a primeira inserção do bacamartismo na internet, através do blog bacamarteirosdepernambuco.blogspot.com, posteriormente hakeado e renascido como bacamarteempernambuco.blospot.com. esta inserção viria a interligar todos os grupos de Bacamarteiros do estado, resultando na criação da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco - FEBAPE -, que veio a participar, com a presidência acumulada do mestre da SOBAC, da criação da Instrução Técnico-administrativa nº 015/2018, que regulamenta no Exército a atuação dos Bacamarteiros. Esta bagagem mais recente, ávida por registro para que não voltasse a se repetir nos seus aspectos negativos, juntou-se a um acervo iconográfico e histórico colecionado na pesquisa sobre os Bacamarteiros na década de 1960, por Olimpio Bonald Neto, pelo Instituto Nacional Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, hoje Fundação Joaquim Nabuco, para, juntados a objetos congêneres à cultura, formar o acervo do espaço que viria a ser o Museu Olimpio Bonald de Bacamarte, que inclui, também, uma biblioteca denominada Generino Bezerra, com mais de 800 itens sobre Cultura Popular e Folclore, detentora de livros raros de Câmara Cascudo e Pereira da Costa. O MOBBAC promoveu, a partir de Termos de Fomento esparsos assinados com a Prefeitura Municipal, dezenas de palestras e oficinas, tornando público o conhecimento sobre o folguedo e manifestações afins. apesar dos dois anos sem funcionamento por causa da pandemia, o Museu dos Bacamarteiros, como é popularmente conhecido, reuniu nestes anos quase 5 mil visitações. O museu se divide em 4 mostras: A origem, a releitura operária, a organização política-cultural com a criação da Federação e os objetos. Hoje o museu abre de segunda a sexta das 9:00h às 12:00h, e em outros horários por agendamento. Incorporou-se ao MOBBAC o Encontro Zé da Banha, este encontro é fruto de pesquisa do Mestre Ivan Marinho que teve como objetivo resgatar as jornadas tradicionais dos eventos Bacamarteiros que haviam se perdido no tempo, servindo aos demais grupos como referência memorialística, visando integrar ao serviço do museu estas outras práticas que se tornaram referenciais de memória para o segmento do folguedo. O MOBBAC também expande seus conhecimentos através do museu itinerante, onde o mestre da SOBAC vai às escolas, secretarias, coordenações, caracterizado para explanação sobre as histórias, brincadeiras e trajetória do Bacamartismo, da SOBAC e da FEBAPE.
Público-alvo das ações promovidas
Brincantes, produtores culturais, Gestores de instituições públicas e privadas, alunos de escolas públicas e privadas, professores e comunidade em geral que se interessa por conhecer um pouco mais dessa manifestação sesquicentenária que considera imprescindível que as culturas tradicionais se releiam, para que se adequem às exigências da modernidade, porém sem perder o que lhe é fundamental, o espírito brincante, ou seja, o despojamento e a vivência coletiva como entretenimento, identificação e, consequentemente, pertencimento.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Cerca de 150(cento e cinquenta) fotografias antigas, mais cerca de seis mil fotos atuais; 6 (seis) bacamartes expostos; um pilão; documentos como: pesquisa original do livro "Bacamarte, Pólvora e Povo" do escritor acadêmico da APL, Olímpio Bonald Neto que dá nome ao museu e o 1° Regimento Interno da SOBAC (que chega a ser o primeiro também de todos os grupos); Exposições das bandeiras dos Santos Juninos(são 3) que fazem parte das apresentações; cerca de 800 livros da Cultura Popular e Folclore; 1 Câmera Fotográfica Canon; 1 Notebook; 1 Impressora; 1 Ar-condicionado; 35 cadeiras; 1 geladeira; 2 estante; 1 computador de mesa; 25 bacamartes em funcionamento.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A SOBAC é membro-fundadora da Federação dos Bacamarteiros de Pernambuco-FEBAPE tendo presidido a entidade por 2 gestões, é convidada para todos os encontros realizados nas diversas cidades do Estado de Pernambuco e demais do Nordeste, como Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, além de ser convidada a proferir palestras sobre o folguedo e todas as suas formas de manifestações, dentro e fora do Estado.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, Termo de Fomento e Teixerinha de Cultura Popular
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Visitas Mediadas in loco, Museu itinerante, palestras, oficinas e encontros.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficina de Mediação, palestras, oficinas de canto coral, pífano, xaxado, percussão e tiro
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Encontro Zé da Banha de Bacamarte
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
REMUPE
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Termo de Fomento com a Prefeitura Municipal do Cabo de St.° Agostinho, porém atualmente está aguardando renovar
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal de Cultura e de Assistência Social
Localização
Estado
Endereço da Sede
R- Vigário João Batista, 157, Centro, Cabo de St.° Agostinho-PE