Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização social de cultura (OSC)
Público-alvo das ações promovidas
Os públicos-alvo das ações promovidas são os descendentes de famílias da chamada “imigração histórica”, os migrantes contemporâneos - oriundos dos deslocamentos internos e internacionais, moradores dos bairros da Mooca e Brás, escolares de toda a região metropolitana de São Paulo, grupos focais, e toda a sociedade em geral.
Breve descrição do Acervo
O acervo foi composto por movimentos de coleta junto às comunidades migrantes nos últimos 30 anos. É majoritariamente formado por doações de famílias migrantes, que elegeram índices materiais da memória migratória de suas experiências e das experiências de seus antepassados, transmitidas material e imaterialmente. Há objetos e documentos remanescentes da Hospedaria de Imigrantes do Brás e dizem respeito à história de milhares de famílias brasileiras, que buscam o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência do MI para se reconectarem às suas origens pelas memórias e histórias lá salvaguardadas. É local de pesquisa, questionamento e afetividade, mobiliza ações para uma cultura de convivência e paz. Os acervos são organizados em quatro coleções: museológica, arquivística, bibliográfica e de história oral. Esta última cresce naturalmente, orientada por projetos de pesquisa que coletam entrevistas em história oral de vida e história oral temática. Além dessas coleções, fisicamente preservadas no MI, o seu Centro de Referência disponibiliza uma Coleção Digital em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, por meio da plataforma do INCI http://www.inci.org.br/acervodigital/ um significativo conjunto de documentos, registros de matrícula e livros de bordo com informações da grande migração para o estado de são Paulo, cartas e registros policiais. As atividades de preservação giram em torno da salvaguarda das quatro coleções e difusão do acervo digital. Como principais interfaces com os públicos, o MI dispõe de uma exposição de longa duração e programação cultural, que dialoga com temas contemporâneos e comunidades migrantes, locais e regionais.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
As comunidades de referência se representam no relacionamento com os gestores do local, por meio de participação constante na tomada de decisão com os núcleos de pesquisa, comunicação e cultura. Participam na idealização de programações cultuais, atividades cívicas, eventos e feiras. Destaca-se a organização da Festa do Imigrante que promove atividade cultural, gastronômica e fortalece a economia criativa, por meio dos negócios locais e de famílias migrantes.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
4ª Edição do Edital Modernização de Museus Edital “11º Prêmio Ibermuseus de Educação”
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
- ProAC ICMS, IN 1 e IN 2 de 2022 do PRONAC, ProAC ICMS, ProMAC, Edital MAPFRE, Edital da Câmara dos Deputados e Edital da Embaixada Americana - PROAC Nº 13/2019 – Modernização de acervos de museus e arquivos - Lei de Incentivo à Cultura - Edital MAPFRE 2021 - Edital Brasilprev - SABESP - Rede D’or - Banco Sofisa - Edital da Brookfield Energia Renovável para seleção de projetos de incentivo fiscal - Edital Raízen Patrocínios e Investimentos Sociais - Edital “Camp Serrapilheira 2020:Podcasts - Fundação John Deere - Brasilprev - Anglo American - Instituto Net, Claro e Embratel - Embaixada Americana em Brasília (Brazil Grant Committee) - Edital Porto Seguro de Incentivo Social - Eletrobrás - Vale -
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
"Saber Museu" - Oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública/Ibram
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Crianças e Adolescentes Migrantes oferecido pela Escola Virtual. GOV
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
1 - Exposições de longa duração, Exposições temporárias, Exposições itinerantes e Exposições Virtuais - (https://museudaimigracao.org.br/exposicoes) 2 - Eventos , palestras, visitas educativas, visitas guiadas, seminários, atividades em parcerias com comunidades migrantes, lançamento de livros, programação de férias (https://museudaimigracao.org.br/eventos) 3 - Cursos (https://museudaimigracao.org.br/cursos) 4 - Festa do Imigrante (https://museudaimigracao.org.br/festa-do-Imigrante )
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
- Atividades de formação interna - Cursos voltados à pesquisas genealógicas como ""Pesquisando Registros de Imigrantes" , "Curso Imigração Italiana: História, Pesquisa Genealógica e Cidadania", "Curso | Imigração Espanhola em São Paulo: Trabalho, Sociabilidade e Luta" - Oficina | Gestão de Pesquisa em Museus
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Eventos em parceria com as comunidades migrantes, que homenageia um país a cada edição, nesse ano teremos o "Viva!Japão", em comemoração os 115 anos da imigração japonesa. Além disso, o Museu promove anualmente a "Festa do Imigrante", com o objetivo de enaltecer as heranças e tradições de diversas nações por meio da participação de comunidades de refugiados, migrantes e descendentes. A cada edição diversos grupos e representações de mais de 50 países e regiões diferentes participam do evento com música, dança, artesanato e gastronomia.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Programa iMuseus (ibram) Museusbr Ibermuseus Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) Coalisão Internacional de Sitios de Memória Rede de Museus Históricos
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
- Secretaria de Estado de Cultura de SP - Prefeitura Municipal de São Paulo / SEDUC - Organização Internacional para as Migrações (OIM) – Participação na Festa do Imigrante. - Organização das Nações Unidas (ONU)
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
• Google Arts & Culture - Plataforma para disponibilização das exposições virtuais. • Presença da América Latina – Programação cultural e ações sociais voltadas à comunidade de migrantes. • Fundação Bunge – Instalação de espaço de leitura e programação educativa. • Family Search - Parceria que viabilizou a transformação do CPPR em Biblioteca Afiliada e programação digital. • B.F de Lima Planejamento e Treinamento ME - Parceria comercial para divulgação e descontos do curso da LAB 74 para os funcionários e amigos do museu. • UNICAMP - Observatório das Migrações em São Paulo – Programação cultural e seminários. • Associação Assindes Sermig - Arsenal da Esperança - Ações socioeducativas e/ou culturais, dedicadas ao público em situação de vulnerabilidade social e realização da Festa do Imigrante. • Acnur - Projetos de exposição e programação cultural. • Museu Afro Brasil - Desconto em cursos e gratuidade de entrada para os amigos do Museu. • SBS - Special Book Services Livraria Ltda - Desconto nos produtos para os amigos do Museu. • Yázigi Osasco Centro - Desconto para funcionários e amigos do Museu em cursos de idiomas. • Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) - Embarque da plataforma por meio do Museu da Imigração para grupos agendados e uma vez por mês aos fins de semana. • Consulados: Itália, Portugal, Índia, Hungria, Irlanda, Coreia e Japão – Parceria para a realização de eventos temáticos. • ViaQuatro- Linha Amarela do metrô – Parceira para itinerância de exposições institucionais e programação cultural. • Metro de São Paulo e CPTM – Parceira para itinerância de exposições institucionais e programação cultural. • Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – Parceira para programações culturais. • Instituto Cultural Brasil Japão - Parceira para programações culturais. • Folha de São Paulo – Parceria firmada para divulgação e ações conjuntas. • Mostra Internacional de Cinema – Exibição de filmes no Museu da Imigração. • Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRAS) – Projeto AVOAR e oficina de cerâmica • Instituto pelo Diálogo Intercultural e Portal Migramundo – Realização do webinário “A situação no Afeganistão em debate”. • Plan International Brasil – Live “Meninas que ocupam”. • Consulado da Colômbia – desenvolvimento de programação cultural.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Coalisão Internacional de Sítios de Memória Rede de Museus Históricos