Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Breve história sobre o Ponto de Memória
O CETRAB – Centro de Tradições Afro-Brasileiras, surge no intuito de ser uma instituição que promove a preservação do saberes tradicionais dos povos de matriz africana. Surge a 23 anos a partir do desejo de lideranças do Àse Ìdásílè Ode – comunidade de tradição Yorubá/Kêtu localizada no bairro de Olaria no município do Rio de Janeiro. Nesta comunidade, se vive e se convive, segundo as orientações das tradições culturais a qual ela se originou, por meio da transmissão dos saberes de nossos antepassados e que hoje é preservada e difundida no interior de nossa comunidade. Nossos saberes e fazeres são transmitidos principalmente pela oralidade e pela vivência em comunidade, mas pela necessidade de preservação dessas tradições, foi criado o programa de Estudos Teológico das Culturas Afro e Afro-Brasileiras com ênfase na Cultura Yorubá, aberta a demais comunidades tradicionais e ao público em geral que deseja conhecer e pesquisar sobre o tema. No caminho da pesquisa, temos desenvolvido parcerias com instituições como o Instituto Pretos Novos e com a Fiocruz em trabalhos voltados a memória cultural, histórica e no campo da saúde e meio ambiente. Entre nossas atividades próprias, promovemos ações culturais como a realização e preservação de festejos de nossa tradição, os quais são abertos ao público em geral, onde são apresentados os fundamentos e a historicidade desses eventos. Mas recentemente, estamos iniciando o processo de preservação memorial por meio do audiovisual, seja por disponibilização dos cursos do programa via plataforma EAD ou com a produção de curtas e documentários sobre a cultura dos povos tradicionais de matriz africana.
Público-alvo das ações promovidas
Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Pesquisadores e instituições as quais promovam trabalhos sobre o tema, movimentos sociais, nossos cursos e atividades estão abertos para jovens, adultos e idosos, sem distinção de gênero principalmente do município do Rio de Janeiro, mas alcançando público nacional por meio de nossa plataforma EAD e por nossas atuações pela própria rede estabelecida pelo Cetrab. Estamos a iniciar o planejamento de ações voltadas a estabelecimentos de ensino públicas voltadas ao fundamental e ensino médio, desta forma ampliando nosso leque de ações e público.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Nosso acervo, além dos utensílios da cultura tradicional pertinente a casa, como louças utilizadas em nossa tradição, artesanato, objetos ritualísticos, roupas tradicionais. Também é complementado pelos saberes tradicionais relacionados a gastronomia, uso de folhas, a dança e cantos e toques pertinentes a cultura ioruba. Ainda sendo acrescentado os saberes referentes a cosmogonia desse povo, os quais são transmitidos principalmente por meio da oralidade. Ainda possuímos registros videográficos e fotos de nossas tradições os quais servem de base para a manutenção dessas manifestações as adequando as novas mídias, e que se encontram disponíveis para consulta e pesquisa tanto pela comunidade como por estudiosos. Além de sua utilização em nossas atividades em parceria com o Instituto Pretos Novos e outras instituições as quais são realizadas palestras e oficinas, tanto em seus espaços como em nosso próprio território.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O CETRAB – Centro de Tradições Afro-Brasileiras, surge no intuito de ser uma instituição que promove a preservação do saberes tradicionais dos povos de matriz africana. Surge a 23 anos a partir do desejo de lideranças do Àse Ìdásílè Ode – comunidade de tradição Yorubá/Kêtu. Assim dentro do processo de gestão se dá com a participação de integrantes da comunidade tradicional a qual esta inserida. O corpo gestor diretamente relacionado ao programa do ponto de memória, tem em sua composição 3 membros do Àse Ìdásílè Ode, sendo complementado por mais 2 membros de outras comunidades tradicionais presentes no Rio de Janeiro. O processo de interação com as comunidades tradicionais ainda se expande em âmbito estadual por meio da rede a qual o CETRAB articula com membros nos múnicípios de Nilópolis, Cabo Frio e Três Rios.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital da Lei Aldir Blanc
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Gestão de Espaços Culturais e Museus Polo Hub
Data da capacitação
16/03/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Cursos sobre a cultura tradicional de matriz africana, oficinas, mesas de debate, exibição de filmes, e mais recentemente iniciamos a produção de conteúdos de audio visual como no projeto matrizes africanas.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Formações artistico culturais quanto a dança, toques e canto do ritmos tradicionais de matriz africana.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Festividades relacionadas as tradições de matriz africana, mesas de debate, palestras, exibição de vídeos e filmes relacionados a cultura afrobrasileira.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede própria do CETRAB composta por representates do Rio de Janeiro, Nilópolis, Rio das Ostras e Três Rios e com representações presentes em outros estados e no D.F; Cedine - Conselho Estadual do Negro - RJ , Forum Nacional de Segurança Alimentar do povos de matriz africana.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
já tivemos ações junto a Fiocruz e a fundação palmares. As quais devem ser retomadas nesse no momento de retorno de programas e ações do atual governo,
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
CEDINE - conselho estadual do negro - RJ Compir - conselho municipal de igualdade racial de Nilópolis - RJ
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Drumond 65 Olaria Rio de Janeiro