Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização não governamental
Público-alvo das ações promovidas
O principal público alvo do acervo são primeiramente os próprios indígenas com que o CTI atua, promovendo processos de registro e produção documental ( textual, fotográfica, fonográfica e audiovisual) para fortalecimento e valorização de seus conhecimentos para as presentes e futuras gerações. Em articulação com estes mesmos povos, o CTI promove a divulgação de materiais voltados para a sociedade como um todo, buscando maior valorização deste importante segmento de nossa sociedade. O CTI ainda disponibiliza seu acervo para pesquisadores, contribuindo para a pesquisa e produção científica
Endereço do site
Centro de Trabalho Indigenista
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo do CTI constitui-se por documentos históricos, depoimentos, fotos, vídeos em distintos formatos, acervo fonográfico digitais e analógicos, peças materiais de distintos povos do Brasil, principalmente dos povos da Terra Indígena vale do Javari (AM), povos Guarani ( Sul e Sudeste do país), povos Timbira ( MA e TO), entre outros. Além dos materiais brutos, o CTI dispõem de materiais consolidados em produções textuais, audiovisuais e fotográficas que contribuem para a memoria coletiva de distintas etnias indígenas do Brasil.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Os projetos executados pelo CTI são propostos a partir das demandas dos povos indígenas com que o CTI atua. As comunidades indígenas mais do que beneficiárias são co-autores e co-executores dos projetos do CTI.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
EDITAL Nº 3/2018 RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 1/2018 com a proposta de número 287722 – com o projeto de Preservação e Dinamização do Memorial dos Povos Indígenas
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Durante 40 anos de atuação o CTI desenvolveu centenas de projetos junto a distintos órgãos públicos e privados, tais como MMA, MDA, MinC, Secretarias municipais de cultura e com diversos órgãos de cooperação internacional.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Atividades associadas aos projetos que o CTI desenvolve, em sua grande maioria associada aos saberes tradicionais de gestão de seus territórios e de valorização de suas culturas em diálogo com a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas - PNGATI.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Capacitações em técnicas audiovisuais, formações de agentes comunitários indígenas, agentes ambientais indígenas e atividades e formações voltadas ao fortalecimento das organizações indígenas.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
O CTI ocasionalmente desenvolve atividades, oficinas e exposições em parceria com instituições culturais, tais como SESC, Casas de Culturas, assim como eventos público e exposições, tendo sido a mais recente realizada no Metro de São Paulo.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
O CTI participa de diversas redes socioambientais, tais como Rede de Cooperação Amazônica, Pacto pela democracia, Observatório do Clima, entre outros
Localização
Estado
Endereço da Sede
Scln 213 Bloco C Sala 101