Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação civil sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
O Cacique de Ramos tem como público-alvo: todos os frequentadores da roda de samba de domingo; os participantes do bloco carnavalesco (alas, corte, bateria e foliões); a rede de coletivos culturais e agremiações do samba e do carnaval do Rio de Janeiro; crianças e adolescentes matriculadas nas escolas da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, vinculada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. As ações do Centro de Memória atendem o público-alvo do Cacique de Ramos, mencionado anteriormente. Além disso, se relaciona com redes de instituições de memória municipais, estaduais e federais, públicas e privadas, e núcleos de memória de agremiações culturais e carnavalescas. O acervo documental do Centro de Memória e a produção de conhecimento ali elaborada subsidia pesquisas, ações e atividades do meio acadêmico, e de produtores culturais (audiovisual e jornalismo).
Endereço do site
HOME
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
A composição do acervo do Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento está ligada à decisão do núcleo em reunir fisicamente itens ou conjuntos documentais expressivos da trajetória do Cacique de Ramos. A primeira ação compreendeu a incorporação de fotografias avulsas, troféus e placas encontrados na sede e a compra de discos gravados pela agremiação nos anos 60 e 70. Logo em seguida, a coordenação do Centro trabalhou na sensibilização dos membros da diretoria de modo a estimulá-los a doar material. Dessa forma, foram incorporados álbuns de fotografias, vídeos de desfiles antigos do bloco, recortes de jornais sobre o Cacique, fantasias de napa, camisas temáticas do bloco e documentos oriundos das atividades desenvolvidas pela instituição. Etapa significativa desse processo foi o dirigente do Cacique de Ramos, Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ter realizado a doação, em levas sucessivas, de variada documentação até então mantida em sua residência. Compreende medalhas, troféus e placas recebidos pela agremiação da parte de escolas de samba, blocos, entidades representativas, clubes, coletivos, rodas de samba e instituições diversas, sobretudo nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Ao que tudo indica, na ausência de um espaço de guarda no próprio Cacique, o presidente considerou que sua casa seria o local para resguardar os objetos. Em seguida, o grupo elaborou uma Política de Aquisição de Acervos com o objetivo de orientar o crescimento racional e a atualização do acervo do Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento. Para tanto, buscou-se estabelecer as linhas de acervo, diretrizes para implantação da política e critérios para a incorporação de itens. A salvaguarda de acervos apresenta-se como oportunidade de formar referências acerca da trajetória do Cacique de Ramos e de estimular o debate sobre as identidades construídas sobre a agremiação e seus simpatizantes, envolvendo a comunidade de destino. A constituição deste conjunto documental dota a instituição de instrumentos úteis na sua relação com o poder público e a sociedade civil. Da mesma forma, os documentos reunidos destinam-se, ainda, ao subsídio de projetos culturais internos e à pesquisa externa. Desse modo, o Centro de Memória consolida-se como um espaço de documentação e preservação, assumindo o desafio de constituir uma iniciativa desta natureza no próprio território do samba. Em resumo, o acervo documental é formado por: objetos tridimensionais diversos (troféus, placas, medalhas), fantasias, estandartes, instrumentos musicais, fotografias, textuais diversos (projetos, croquis, documentação administrativa), audiovisuais e sonoros diversos (fitas, discos).
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
O Centro de Memória do Cacique de Ramos se relaciona com o seu público-alvo por meio de um conjunto de ações que promovem a integração dos diversos grupos que formam a comunidade caciqueana: Registro audiovisual de sambas antigos do Cacique de Ramos - pesquisa, levantamento, compartilhamento, com a comunidade, dos áudios e letras selecionados e posterior gravação em vídeo, difusão do material gravado em exposição virtual e em redes sociais; Curadoria compartilhada dos acervos físicos e digitais das alas do Cacique de Ramos - rodas de conversa gravadas em áudio, levantamento de informações, seleção dos documentos a serem inseridos em exposição virtual, digitalização dos documentos e devolução do material produzido aos seus componentes. Projetos de história oral - por meio da metodologia de história oral são produzidos, organizados e disponibilizados acervos audiovisuais que registram memórias de atores da comunidade caciqueana. c.1) Projeto Memória Caciqueana - acervo de entrevistas com pessoas que foram colaboradoras na afirmação e desenvolvimento da agremiação, em atividades das mais diversas. A visibilidade midiática não é um critério de escolha dos entrevistados. Os personagens são escolhidos por seu compromisso institucional com o Cacique, ou pelo fato de terem se destacado em alguma área de atuação da agremiação, ou por terem protagonizado/vivenciado episódios específicos. c.2) Projeto Impactos da pandemia - entrevistas temáticas com a diretoria sobre o impacto da pandemia nas atividades da agremiação (2020-2021). Vacinação: utilização da quadra do Cacique de Ramos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, como ponto de vacinação contra a covid-19 Batuca-AÍ: oficinas de formação básica percussiva para crianças e adolescentes, alunos matriculados na Escola Municipal Clóvis Beviláqua. Além disso, o Centro de Memória constrói uma agenda de ações que o tornam referência para aqueles interessados na temática de cultura popular carioca: Difusão documental - o Centro de Memória criou e organizou o seu acervo documental, possibilitando a existência de um espaço institucional, na sede do Cacique, que está disponível para a consultas e empréstimos: a.1) Atendimentos a estudantes da educação básica e do ensino superior com vistas à elaboração de estudos e pesquisas; a.2) Empréstimo de itens do acervo para exposições e produções audiovisuais (filmes documentários, clipes, podcasts, matérias de jornais de televisão, programas de variedades); Estabelece convênios, termos de cooperação e parcerias com instituições públicas e privadas, tais como Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Também citamos que projeto formulado pelo Centro de Memória foi selecionado no edital Cultura do Carnaval Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Cultura do Carnaval Carioca 2021 - Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Oficina de Gestão de Acervos Museológicos - Superintendência de Museus do RJ
Data da capacitação
18/07/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Gravações de entrevistas de história oral; visitação de interessados e turistas à sede; visitação de pesquisadores ao espaço do Centro de Memória; oficinas de percussão semanais para adultos; oficinas de percussão semanais para crianças e adolescentes; oficina de iniciação musical (cordas) para adultos.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Rodas de samba semanais e feijoadas mensais. Desfila no carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro em três dias (domingo, segunda e terça).
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Associação Brasileira de História Oral.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Protocolo de intenções com Museu da Imagem do Som do Rio de Janeiro (2022) Termo de convênio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2023) Termo de cessão da quadra com Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2023)
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Uranos, 1326 - Olaria, Rio de Janeiro/RJ