Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Público-alvo das ações promovidas
As atividades e ações desenvolvidas pela associação são para o público em geral, crianças, jovens, adultos e idosos, de todos os gêneros.
Endereço do site
Breve descrição do Acervo
Nosso acervo é composto por vídeos documentários disponibilizados nas plataformas para acesso ao público, vídeos documentários sobre a história do coletivo, suas ações e algumas apresentações. Vídeos documentários com a participação e depoimentos de grupos tradicionais em especial da cultura popular do Estado de São Paulo, como do Jongo de Tamandaré, Grupo Cativeiro de Capoeira, Grupo 13 de maio de Samba de Bumbo do Cururuquara, Congada de São Benedito de Carapicuíba, entre outros. Entre os vídeos há de curso de elaboração de tambores (alfaia). Temos o álbum musical Brinquedo de tambor, com faixas musicais dos grupos participantes e do próprio coletivo, com variedades de ritmos da cultura popular brasileira, como Jongo, Samba de Bumbo, Congada e Maracatu, valorizando e evidenciando grupos da cultura popular brasileira. O álbum está disponível nas plataformas digitais, como Spotify, Youtube music, entre outros. Registros fotográficos de toda trajetória do coletivo e suas ações desenvolvidas durante esses quase 15 anos. E o acervo conta também com o estandarte do grupo, que é a nossa bandeira, com o nome e símbolo do grupo e também nossos instrumentos, em torno de 35, entre tambores, caixas, gonguês e ganzás, no geral produzidos e mantidos em conservação pelos próprios integrantes e que permitem a realização de nossas ações.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Mucambos de Raiz Nagô tem residência artística no Centro de Culturas Negras do Jabaquara desde 2014 e realizamos oficinas, ensaios, apresentações artísticas, produção de eventos e registro de memória de alguns mestre e mestras de comunidades tradicionais, como maracatu, coco, jongo, ciranda. Além de realizar intercâmbios com mestres e oferecer as oficinas com estes de forma aberta à comunidade. Todas as atividades realizadas com e a partir das práticas de nossa cultura popular e tudo o que ela tem nos ensinado, buscando também parceria com coletivos locais, sempre que possível. Assim, temos parcerias com grupos da região que também desenvolvem atividades socioculturais na região, como o Maracatu Ilê Aláfia, Coletivo 231, Ong Alquimia, Reggarte, Jahmaiquara, União deixa ela tocar, Projeto Solidare. Realizamos oficinas de percussão no CCA Santa Rita, para jovens e crianças em situação de vulnerabilidade. Além das parcerias aqui mencionadas com os coletivos e grupos de cultura popular, evidenciando nossa atuação em rede, vale ressaltar que o Mucambos, enquanto coletivo no exercício de sua responsabilidade social, apoia e tem também como um forte parceiro o Projeto Solidare, fundado em 2012 por uma das integrantes do grupo, desenvolvendo ações conjuntas na região do Jabaquara, mas também em outras regiões periféricas da cidade, potencializando as iniciativas socioculturais.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Prêmio Selma do Coco - Ponto de Cultura 2018 Proac 14/2019 Lei Aldir Blanc 2021 Prêmio Fundação Palmares 2022 Proac Prêmio Ponto de cultura 2022
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Curso de elaboração de projetos - CCN Jabaquara
Data da capacitação
07/02/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
As atividades realizadas regularmente são os ensaios de Maracatu abertos ao público, onde podem experimentar e aprender tocar, cantar e dançar Maracatu, realizados todos os sábados, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara Mãe Sylvia de Oxalá, e temos nossa programação anual, com eventos produzidos pelo grupo, como o Sarau das Mucambas, Festa Junina, Festa de Cosme e Damião, onde tocamos pelas ruas de bairros da periferia de São Paulo e distribuímos doces às crianças das comunidades. A festa de aniversário é realizada todos os anos. Mucambos também realiza anualmente em 08 de dezembro, as Tocadas em homenagem ao aniversário das Nações de Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu e Leão Coroado, na Igreja do Rosário no Largo do Paissandu; estas Nações são as mais antigas de maracatu em atividade; este evento conta com a participação de vários brincantes de maracatu de outros grupos de São Paulo. E entre as atividades anuais estão as festas que participamos como convidados todos os anos, como da Congada de São Benedito de Cotia e de Carapicuíba, a Festa do Rosário, da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. E apresentações em escolas, apresentações pela secretaria municipal de cultura e outras apresentações contratadas ou como convidados. E intercâmbio com mestres de cultura popular, também fazem parte de nossas ações durante o ano.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas de Maracatu, construção e manutenção de instrumentos e promove oficinas com mestres de cultura popular de maracatu e outras manifestações populares brasileiras, vivências com rodas de conversas e vivência musical.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos os eventos promovidos pelo grupo são abertos ao público. Como os ensaios, oficinas, festas e apresentações.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede Cultura Viva Teia SP Pontos de cultura capital- SP
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Estilac 329 - Vila Marte -SP