Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos. público da baixada, pessoas pretas e periféricas, pequenos empreendedores culturais, artesãos, foliões do carnaval carioca, jovens aprendizes e diversos entusiastas da cultura afro-brasileira, dentre músicos, profissionais da moda, religiosos, militantes do movimento negro . Vizinhos e pessoas da comunidade em geral.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Acervo é especialmente imaterial, composto de saberes experiências, trocas, relações e conhecimentos orais, materializados em uma série de mídias, como livros, reportagens, podcasts e outros. Há uma série de vídeos sobre a culinária afro tradicional. Os desfiles de moda e são outro exemplo da materialização dos saberes sobre moda afro e as técnicas de amarrações de tecidos ensinados por Mãe Isabel de Oyá. O acervo efetivo e material é composto especialmente por exemplares de indumentária sacra, já expostos em atividades na sede e em parcerias com MUHCAB, além de premiação recebida do edital "cultura do carnaval carioca". Instrumentos musicais mantidos pela comunidade conforme saberes de terreiro transmitidos por diversos oficineiros ogans e parceiros. Tais instrumentos são efetivamente utilizados nas apresentações e desfiles da agremiação.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Não
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
De início, necessário destacar que a maioria dos membros do Afoxé, diretores, brincantes, colaboradores e parceiros tem origem e residem nas cidades da baixada?fluminense e do subúrbio carioca, podendo estimar que cerca de 60 atuais participantes e parceiros são "periféricos". A própria natureza das atividades desenvolvidas pelo Afoxé, de valorização e divulgação da cultura negra, tem lugar em cenários periféricos e são protagonizadas por pessoas pretas e partas inseridas nos contextos do candomblé, do movimento negro, da dança afro, da indumentária, moda e tradições negras, de sorte que cada participante colabora com a bagagem que tenha adquirido em sua jornada pessoal de aprendizado a respeito da cultura negra e de suas vivências periféricas. Cada qual colabora com soluções para realização das atividades, seja na doação de recursos, na proposição de ações em suas localidades, no oferecimento de o?cinas em parceria com o Afoxé e na participação das diversas rodas de conversa organizadas para discussão dos temas a?afins. Para além disso, a inserção na comunidade se dá pelo oferecimento de oficinas, conversas. A maior parte dos membros de alas e xaranga são moradores de belforroxo e das redondezas. O Afoxé promove ação social com distribuição de cestas básicas, viabilizadas por parcerias com bancos de alimentos e articulações políticas.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Pontos de cultura, cultura nas Redes, Elas: Periféricas, Edital Povos Tradicionais Presentes, Edital Cultura do Carnaval Carioca, Lei Aldir Blanc 1 dentre outros.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Desfile Carnaval Carioca, Lives beleza Negra de Mãe Isabel de Oyá, Representação em Conselhos participativos da sociedade civil, reuniões de diretoria, e oficinas diversas, com rotatividade de temas e ministrantes, mas de ocorrência regular.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas em costura, tranças, oficina de inserção digital, manutenção e confecção de instrumentos.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Exposição de indumentária, desfile de modas e ocasionalmente promove festivais com diversas atividades e apresentação de músicas, tudo sempre com o oferecimento de refeições aos presentes;
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Pontos de Cultura, Rede Fitovida, Cultura Viva, FEBARJ - Federação dos Blocos Afro do Estado do Rio de Janeiro, Conselhos municipais e estaduais
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
IFRJ Campus Belford Roxo
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
IAB, FEBARJ, outras associações e coletivos.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal da Cultura, CONSEA Estadual e Municipal, Conselho Municipal da Assistência, Conselho da Igualdade Racial.
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua. Joaquim Victorio 138 Casa, Bairro Vila Vitorio /Piam Cep 26115397