Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos

O Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos é tido como lugar que preserva e expõe a memória social e artística de Catalão, assim como espaço cultural e também de construção de conhecimento, assegurando algumas de suas funções como espaço de Educação Patrimonial e democrático do saber. O edifício que o abriga é a antiga Estação Ferroviária, tombada como Patrimônio do Município em 2001, no processo nº 01/01, apresentado pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Catalão, sob relevantes aspectos históricos, afetivos e artísticos. Atualmente o museu é um dos mais expressivos lugares de memória da cidade, local esse que conta com um acervo considerável de documentos como escrituras, fotografias, pinturas, esculturas, artesanatos, artefatos e objetos, que relatam a história da cidade de Catalão e as influências sofridas ao longo do tempo.