Museu da Polícia Militar de Santa Catarina Major Lara Ribas

Em julho de 1949, foi organizado no interior da corporação, na Sala d’Armas Coronel Marinho, junto ao Estádio Renato Tavares, onde recebeu o nome de Museu Major Lara Ribas, em homenagem ao organizador do acervo inicial. Mais a frente, foi transferido para o salão nobre do Quartel do Comando Geral. Em 1975, passou a funcionar nas dependências do Forte Sant’Anna, e, em 1985, na sede atual, anexa ao forte, quando então foi reorganizado e acrescido de várias peças de valor histórico para a corporação catarinense. Em maio de 2007, o museu iniciou um processo de revitalização, visando resgatar a História da Polícia Militar, que iniciou em 05 de maio de 1835, foi lançada a exposição “O Museu conta a História da Polícia Militar de Santa Catarina”. Atualmente, o Museu da PMSC funciona em área de beleza natural privilegiada, no centro de Florianópolis, próximo ao mar, que margeia o Forte Sant’Anna e sob a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, que é mais famoso cartão postal da cidade. O acervo da PMSC é composto de armas históricas usadas pela Polícia Militar, armas selecionadas pelo major Lara Ribas entre os anos de 1938 a 1945, réplicas de fardamentos, fotografias, insígnias entre outros objetos, que estão expostos permanentemente e distribuídos dentro de uma área de exposição de 122 m². O público visitante do museu tem a oportunidade de conhecer um pouco da história de Santa Catarina e da Polícia Militar, através do acervo exposto. Para proteger o ponto onde a ilha mais se aproxima do continente (410 metros, apenas), foi construído pelos portugueses, o Forte Sant’Anna (1765), guarnecido com 10 canhões, 6 de ferro e 4 de bronze. Ainda assim, quando os espanhóis conseguiram tomar a ilha, o Forte foi conquistado. Um ano após, a ilha volta ao domínio português, pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) e sob a promessa dos fortes não mais serem utilizados. Era o início das ruínas. O Forte Sant’Anna, no entanto, ainda foi utilizado: Em 1880, abrigou a Polícia Marítima; 1893, com as muralhas ainda de pé, foi armado para agir contra a esquadra revolucionária; 1912, abrigou uma estação meteorológica do Ministério da Agricultura; 1938, tombado como Patrimônio Histórico, mas abandonado; 1973, pela primeira vez restaurado; 1975, abriga o Museu da Polícia Militar Major Lara Ribas.