Anexos
-
Espaço expositivo Museu Victor Meirelles
-
Ambiente Museu Victor Meirelles
Espaço expositivo Museu Victor Meirelles
-
Fachada Museu Victor Meirelles 3D
-
Registro histórico Museu Victor Meirelles
-
Setorização Museu Victor Meirelles
-
Vista aérea Museu Victor Meirelles
Metadados
Nome do Museu
Localização
Título
Museu Victor Meirelles
Contexto Histórico
O Museu Victor Meirelles está situado no centro histórico de Florianópolis. A semana de Arte Moderna, em 1922, foi o cenário no qual se configurou a proposta de proteger e preservar os bens patrimoniais nacionais, por meio de tombamentos de grandes monumentos e da iniciativa de criar uma série de museus pelo país dentro de uma política ampla de preservação. Foi neste contexto que o MVM foi pensado e criado. A iniciativa e os procedimentos para a aquisição da casa natal de Victor Meirelles ocorreu em conjunto entre o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/SPHAN e do Ministério da Educação e Saúde. A aquisição do edifício pela União foi autorizada em 1946 e previu sua utilização como museu para abrigar obras de Victor Meirelles. A residência foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1950 e inaugurada como Museu Victor Meirelles, em 15 de novembro de 1952.
Transformações Espaciais
Desde a inauguração do museu, a edificação passou por transformações estruturais e conceituais, visando adequação técnica, arquitetônica e museológica, de forma a abrigar e expor suas coleções e ampliar seus serviços a sociedade. Entre 1969 e 1974, o edifício passou por um processo de restauro. Em 1985, foi implantado um projeto expográfico, e, em 1997, com a cessão do segundo andar do prédio anexo, o museu pôde expandir suas atividades, utilizando também o Largo Victor Meirelles como espaço cultural. Em 2002, recebeu a doação do projeto de revitalização e ampliação desenvolvido pelo arquiteto suíço Peter Widmer, que foi executado entre 2016 e 2019, ocupando integralmente o prédio anexo.
Setorização
A área expositiva ocupa toda a casa histórica, com o térreo e o primeiro andar dedicados a exposições de longa duração. No térreo do prédio anexo estão as exposições de curta duração, além dos espaços de depósito e limpeza. A área técnica fica no primeiro pavimento do anexo, onde se situam a sala dos técnicos, a sala educativa, a sala de conservação e a reserva técnica, acessíveis por elevador ou escada. O segundo andar do anexo abriga a biblioteca, o auditório e a copa. As áreas de circulação, acolhimento e os banheiros para visitantes estão localizados no térreo, entre a casa histórica e o anexo
Espaços Expositivos
A ampliação do Museu qualificou espacial e tecnicamente as áreas expositivas, garantindo conformidade com os requisitos essenciais de acessibilidade, proteção, segurança, conservação, comunicação e preservação. No térreo da casa histórica, as exposições de longa duração exibem acervos do Museu e de outras instituições, sempre relacionados ao artista Victor Meirelles. No térreo do anexo, estão as exposições de curta duração. Já no primeiro andar, destaca-se o novo espaço que integra a edificação histórica ao prédio adjacente, com acesso facilitado pelo elevador.
Área Construída do Conjunto
740,00 m²
Conjunto Arquitetônico
Composto pelo edifício principal - a antiga residência da família de Victor Meirelles - e um anexo
Estilo Arquitetônico
Volumetria
Sobrado de dois pavimentos, alinhado à via, com volume de planta retangular e distribuição interna no formato conhecido como "casa fita.“
Sistema Construtivo
Piso em madeira. Paredes em alvenaria mista de pedra e tijolos maciços, taipa, pau-a-pique e estuque, revestidas com reboco de cal. Cobertura em estrutura de madeira e telhas cerâmicas tipo capa e canal.