Anexos
-
Espaço expositivo Museu de Arqueologia de Itaipu
-
Espaço expositivo Museu de Arqueologia de Itaipu
-
Fachada capela do Museu de Arqueologia de Itaipu
-
Registro histórico Museu de Arqueologia de Itaipu
-
Setorização Museu de Arqueologia de Itaipu
-
Vista aérea Museu de Arqueologia de Itaipu
Metadados
Nome do Museu
Localização
Título
Museu de Arqueologia de Itaipu
Contexto Histórico
O Museu de Arqueologia está instalado nas ruínas do antigo Recolhimento feminino de Santa Teresa, fundado em 1764. Na segunda metade do século XVIII, o local se estabeleceu como um relevante núcleo religioso e cultural na área do Rio de Janeiro. No século XIX passa por um período de abandono. Depois de ser tombado como patrimônio histórico em 1955, o local é objeto de conflitos entre a Colônia de Pescadores e a Companhia Territorial Itaipu, até ser oficialmente estabelecido como museu em 1977. O Museu de Arqueologia foi pensado de forma a dotar o bem tombado de função didático-científica compromissada com a salvaguarda e a difusão do patrimônio cultural de natureza arqueológica, intensificando o turismo na região.
Transformações Espaciais
O trabalho inicial de proteção das ruínas contra a erosão dos ventos e ações predatórias teve início em 1968 e foi consolidado em 1974, com a restauração da capela e das muralhas de pedra. Em 1995, uma nova intervenção foi necessária para consolidar a estrutura remanescente. Já em 2009, foram realizadas obras significativas, incluindo a reforma da capela para adequação à nova exposição de longa duração, a construção das salas administrativas, a consolidação dos paredões externos e a instalação de banheiros para atendimento ao público.
Setorização
A setorização do Museu de Arqueologia de Itaipu inicia-se pela recepção, que dá acesso à sala de exposições de curta duração e à sala de exposição de longa duração, esta última localizada na antiga capela. Esses espaços edificados são cercados por sete pátios internos a céu aberto. Ao fundo do conjunto, há uma edificação que abriga os setores administrativos, a Biblioteca Mestre Caboclo, a reserva técnica, o depósito, a copa e os banheiros.
Espaços Expositivos
O Museu de Arqueologia dispõe de dois espaços expositivos. O primeiro abriga a recepção e a realização de exposições de curta duração. O segundo, localizado na antiga capela do Recolhimento de Santa Teresa, abriga a exposição de longa duração “Percursos do Tempo – Revelando Itaipu”, que dá início a um novo discurso museológico, na tentativa de aproximação do museu com a comunidade.
Área Construída do Conjunto
989,43 m²
Conjunto Arquitetônico
Composto por edificação histórica ocupada pela Recepção, edifício da antiga Capela, anexo da área técnica e administrativa, Depósito e por pátios descobertos
Estilo Arquitetônico
Volumetria
O conjunto é implantado por meio da alternância entre áreas construídas (cheios) e pátios (vazios), separados por ruínas em alvenaria de pedra dispostas ortogonalmente à fachada principal, limite do terreno do Museu. As edificações possuem planta retangular, com predominância de linhas horizontais, pé-direito baixo e vãos amplos.
Sistema Construtivo
Piso em tijoleira cerâmica e lajotas de concreto. Parede em alvenaria de pedra, mistura de conchas dos sambaquis unidas por óleo de baleia e parcialmente revestida em argamassa de cal. Cobertura em telhas cerâmicas tipo capa e canal.