Sobre os Pontos de Memória

O que é um Ponto de Memória?

Ponto de Memória é todo coletivo cultural ou entidade cultural que seja certificado como tal pelo Ibram.

Coletivo Cultural: povo, comunidade, grupo, rede ou movimento sociocultural, sem constituição jurídica (inscrição via CPF, sem CNPJ), que desenvolva programas, projetos e ações de museologia social para a identificação, pesquisa e promoção de seu patrimônio material e imaterial, visando ao reconhecimento e à valorização da memória coletiva.

Entidade Cultural: pessoa jurídica (instituições com CNPJ) de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural, que apoie ou desenvolva programas, projetos e ações de museologia social para a identificação, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de comunidades específicas, visando ao reconhecimento e à valorização da memória coletiva.

Os objetivos específicos das entidades culturais e coletivos culturais reconhecidos como Pontos de Memória são:

I – promover a valorização e difusão da memória local de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira;

II – contribuir para o fortalecimento das tradições locais, da identidade e dos laços de pertencimento da comunidade;

III – promover ações educativas que proporcionem a valorização do patrimônio cultural e das memórias das comunidades;

IV – promover o intercâmbio cultural entre diferentes segmentos da comunidade;

V – adotar princípios de gestão compartilhada entre atores não governamentais e o Estado; e

VI – contribuir para o desenvolvimento sustentável da localidade através da valorização do patrimônio cultural local, do turismo comunitário e da economia solidária.

Acesse e conheça os pontos de memória!

O Cadastro Nacional de Pontos de Memória é uma base de dados que reúne entidades culturais e coletivos certificados pelo Ibram e que integram o Programa Pontos de Memória.

Tornar público esse mapeamento, que apresenta os Pontos de Memória certificados, com suas informações essenciais e históricos, é uma consequência natural de um processo contínuo de troca de experiências, fortalecimento de sinergias e criação de redes. Acreditamos que esta plataforma será um meio para difundir, aprofundar e fortalecer ainda mais essas conexões.

Essas experiências, ricas e diversas, de mobilização comunitária em prol da preservação e difusão da memória social, estão presentes em todas as regiões do Brasil. Elas se destacam tanto pela originalidade e diversidade de seus conteúdos quanto pelo impacto social positivo que geram.

Certificação de Pontos de Memória

A certificação como Ponto de Memória é a titulação concedida pelo Ibram, nos termos da Portaria Ibram nº 579, de 29 de julho de 2021, a entidades culturais e coletivos culturais, com o objetivo de reconhecê-las como Pontos de Memória.

Trata-se do reconhecimento, por parte do Ibram, de que a entidade ou coletivo cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.

A certificação como Ponto de Memória habilita entidades culturais e coletivos culturais para a participação nas políticas públicas destinadas ao Programa Pontos de Memória; além disso, garante uma chancela institucional que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias.

Quem pode se certificar como Ponto de Memória?

Entidades e coletivos culturais que apoiam ou desenvolvem programas, projetos e ações relacionadas a cultura, educação, museologia social e desenvolvimento comunitário, contribuindo para a valorização do patrimônio cultural e das memórias das comunidades.