Museu Brinquedim

O INSTITUTO BRINQUEDIM DE INCLUSÃO CULTURAL, é uma Associação Civil de direito privado, de caráter sociocultural, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Pindoretama, Estado do Ceará, à estrada da Coluna, km 20, Capim de Roça. Surgiu da necessidade de dar sistematização às atividades desenvolvidas, desde 2002, no Museu Brinquedim, no sitio Brinquedim, local escolhido pelo artista plástico cearense Dim Brinquedim, para dispor ao público seu acervo. O Museu Brinquedim alberga um acervo de 500 peças entre brinquedos, esculturas e telas, de pequenas e grandes dimensões, criadas ao longo de 40 anos pelo artista. Seu acervo é distribuído em sete núcleos internos e um conjunto externo. Programados dentro de um nexo estético, todos os núcleos exaltam a alegria e a brincadeira, e, criam um ambiente que desperta e motiva o visitante para a compreensão do valor do lúdico para o enriquecimento e fortalecimento da vida. O Museu Brinquedim já recebeu mais de 200.000 visitantes e atendeu 10.000 pessoas em suas ações educativas. Estas ações, voltados para a promoção do acesso à arte, a formação e o desenvolvimento criativo dos participantes foram reconhecidas e apoiadas pelo prêmio Pontos de Memória 2012, e pelo prêmio Modernização de Museus- microprojetos, 2014, ambos do IBRAM, e o Prêmio Culturas populares, 2017, do Ministério de Cultura. E, em 2018 recebeu do MINC a certificação de Ponto de Cultura O Instituto Brinquedim, através do Museu Brinquedim, desenvolve um programa educativo voltado para a inclusão cultural de crianças, adolescentes e professores da rede pública de ensino. E, voltado para formação de jovens da comunidade do seu entorno. Esse programa tem o mérito de complementar o processo educacional do publico atendido, alargar seu universo cultural, capacitar para atividades de complementação de renda. E, oferecer-lhes condições teóricas e práticas de atuarem como protagonista na preservação e valorização do patrimônio cultural e ecológico brasileiro, e, na promoção da cidadania. O Museu Brinquedim atende diretamente, de forma ininterrupta, visitantes de diversas origens, principalmente pais e escolas com crianças. Estes encontram no Museu Brinquedim ambientes lúdicos, com formas e cores atrativas, no qual as crianças têm contato direto com a arte e com a natureza, enriquecem sua formação cultural, e exercitam a ludicidade fundamental desenvolvimento físico e mental saudável. Desde sua abertura publica, em 2002, o Museu Brinquedim vem se pautando por uma política cultural ancorada nos princípios de democratização do seu acervo, e para construção social da memória do Brinquedo e brincadeiras brasileiras. Para isso oferece ao publico, de forma permanente, o acesso (físico e virtual através do seu site: www.museubrinquedim.org.br) a sua coleção. A sociedade vem manifestando interesse crescente por essa coleção. Prova disso é o numero ascendente de visitações espontâneas e a grande quantidade de Escolas, de diversas regiões brasileiras, que utilizam essa coleção como referencia para o trabalho educativo de inserção da criança no universo das artes visuais. O acervo é também utilizado como ferramenta para pesquisadores acadêmicos de diversas universidades brasileiras, que, a partir dessa coleção, abordam temas como design, brinquedos tradicionais, arte e ludicidade. Esse interesse da sociedade pelo acervo do Museu Brinquedim se manifesta, também, no fato de que, as principais editoras nacionais, de livros didáticos, utilizam peças dessa coleção em suas ilustrações, e, citam o site do Museu como referencia para a pesquisa. E, no grande numero de matérias jornalistas e documentários sobre o Museu, divulgados pelos principais canais de imprensa do país. Dentre estas atividades desenvolvidas pelo Instituto Brinquedim, destacam se: 1. Projeto “Brincamos Nós” O projeto “Brincamos Nós” atuou particularmente, com a comunidade circundante ao Museu, no sentido de criar oportunidades para que o brincar seja desenvolvido, e apropriado por crianças e adolescentes. E, estes, exerçam esse direito, que é assegurado na declaração universal dos direitos da criança (ONU,1959), e que, favorece o desenvolvimento harmonioso, o multiculturalismo, a inclusão, a sociabilidade e fomenta relações saudáveis e pacificas. O projeto “Brincamos Nós” realizou-se nos anos de 2008 e 2009 e atendeu crianças, adolescentes e jovens da comunidade do Capim de Roça, com oficinas de: confecção de brinquedos; equilíbrio em perna-de-pau; musica; educação ambiental; vivencias de brincadeiras tradicionais, interação com a natureza, visita ao acervo de arte do Sitio, dentre outras atividades. 2. Filme “Brinquedim, brinquetu, brincamos nós” O Filme “Brinquedim, brinquetu, brincamos nós”, é um curta de animação. Articula a parceria entre cinema, artes plásticas e música, com o brinquedo e a brincadeira e cria acervo para a constituição da memória lúdica Brasileira. É dirigido ao publico em geral, com classificação etária livre. 3. Reforma e ampliação do Museu Brinquedim O Instituto Brinquedim de Inclusão Cultural realizou em 2012, com o apoio do governo do estado do Ceará, via lei estadual de incentivo a cultura, a reforma e ampliação do Museu Brinquedim. Reforma essa que garantiu ao Museu instalações físicas e equipamentos adequados para exposição de seu acervo e adaptações (rampas de acesso e banheiros com acessibilidade) para receber portadores de necessidades especiais. Essa reestruturação permitiu um melhor atendimento ao público e criou as condições para que o Museu Brinquedim seja um equipamento cultural de grande importância para a cidade de Pindoretama, para o estado do Ceará e para o Brasil. 4. Projeto Museu do Brinquedim Contemplado com o prêmio Pontos de Memória 2012, do IBRAM o Instituto Brinquedim, tendo como eixo a interdisciplinaridade, consolidou suas ações de formação de público, capacitação de jovens, fortalecimento da cultura do brinquedo artesanal, e disseminação da consciência ambiental preservacionista. E, democratizou o acesso à fruição de bens culturais a crianças e adolescentes, estudantes de Escolas públicas. Durante o projeto o Museu Brinquedim intensificou sua programação cultural, atendendo regularmente crianças, adolescentes e famílias dos municípios de Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Horizonte, Aquiraz e Fortaleza. Mil crianças, estudantes de Escolas públicas, tiveram acesso à visitação gratuita ao Museu Brinquedim, com transporte viabilizado pelo Prêmio Pontos de Memória. Centenas de famílias da comunidade circunvizinha, de outras comunidades do município de Pindoretama e de municípios próximos também tiveram acesso gratuito ao museu e suas atividades. A visitação ao Museu proporcionou ao visitante enriquecimento de sua formação cultural, pelo acesso a fruição da arte e a informações sobre cultura e meio ambiente. E, proporcionou o fortalecimento emocional advindo da alegria, resultante da convivência com a natureza e a arte, e, da brincadeira livre, e interativa com as esculturas brinquedos do Museu. Dez jovens das comunidades do entorno do Museu frequentaram a oficina de criação com o artista plástico Dim Brinquedim e foram também protagonistas do projeto “Museu do Brinquedim”. Participaram ativamente da criação de brinquedos e esculturas interativas para revitalizar o paisagismo do Museu e foram preparados para recepção de visitantes. E, desse modo, puderam exercer protagonismo social, alargar competências comunicativas, aprender, e exercer, técnicas do fazer artístico, e, ampliar seu universo cultural e social. 5. Projeto de digitalização do acervo do Museu O Instituto Brinquedim, realizou em 2016, através do prêmio Modernização de Museus do IBRAM-2014, a digitalização, e publicação online, de todo seu acervo, e de informações sobre este, facilitando o atendimento de demanda de educadores e instituições culturais que se utilizam desse acervo para pesquisa sobre arte e ludicidade, e, para o trabalho de inserção de crianças no universo da arte. 6. Projeto Crescer com Arte Realizado em 2017 e primeiro semestre de 2018, com o apoio da iniciativa privada via Lei Federal de Incentivo a Cultura, o projeto “Crescer com Arte” assegurou a democratização do acesso a arte e ao espaço do brincar para 4.000 crianças e adolescentes estudantes de Escolas Publicas, e 500 professores, de Pindoretama, Fortaleza e Região metropolitana, em atividades realizadas no Museu Brinquedim. Estas atividades permitiram, ao Instituto Brinquedim, a realização de suas metas de formação de público, e, de democratização do acesso à arte, a natureza e ao espaço do brincar a crianças e adolescentes que tem menos possibilidades de acesso a esses bens, e, fortaleceu o Museu Brinquedim como equipamento cultural coletivo, de valor fundamental a promoção da infância, da arte, do lazer, da educação, da pesquisa, da convivialidade saudável, e do meio ambiente. 7- Projeto Educar com Arte O Projeto Educar com Arte, desenvolvido em parceria pelo Instituto Brinquedim e a Secretaria de Educação de Pindoretama, voltado para a inclusão cultural de estudantes da rede pública de ensino de Pindoretama, atendeu 3.000 crianças e adolescentes da rede municipal no ano de 2019. 8- Projeto Inclusão Cultural para uma Educação Transformadora O Projeto “Inclusão Cultural para uma Educação transformadora” realizado em 2021, pelo Instituto Brinquedim, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, via Lei Aldir Blanc, realizou adaptações dos espaços expositivos do Museu Brinquedim instalações de: placas com textos em braile; Piso tátil; Rampas; Portas acessíveis e Equipamento para exibição de vídeo explicativo em libras; realizou a identificação, e sinalização, da flora da trilha ecológica do Saci Pererê, e da reserva natural do Museu Brinquedim. E, criou, no Museu Brinquedim, o pátio das brincadeiras tradicionais de bambolê, pula corda e pula elástico. O Instituto Brinquedim de Inclusão Cultural tem como principais objetivos: I. Administrar e manter o Museu Brinquedim, voltado para: preservação e divulgação da obra do Mestre Dim Brinquedim; revitalização da cultura do brinquedo artesanal e das brincadeiras tradicionais brasileiras: promoção da infância e do espaço do brincar, bem como, para inserção da criança no universo das artes plásticas; II. Empreender ações que favoreçam a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico; III. Atuar na promoção da cultura, da diversidade étnica, e na defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro; IV. Criar acervo para a constituição da memória dos brinquedos e brincadeiras do Brasil e oferecer a crianças, adolescentes, pais, educadores e historiadores da arte, instrumentos de estudo que favoreçam o diálogo entre as gerações; V. Desenvolver e difundir atividades culturais nas áreas das artes cênicas, dança, circo, artes visuais, música, cinema, literatura, fotografia, artesanato, e, fazeres e saberes tradicionais do povo brasileiro; VI. Favorecer o desenvolvimento da igualdade de oportunidade entre as pessoas, mediante a elaboração e participação em programas e projetos educacionais, e culturais junto a comunidades carentes.