Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação
Público-alvo das ações promovidas
O envolvimento da comunidade com o Museu é tanto afetivo como efetivo. Todas as ações realizadas o público local comparece e as escolas são sempre receptivas para levar seus alunos. Pelo fato do Museu estar dentro de uma instituição nacionalmente e mundialmente reconhecida que é o Projeto Tamar, as ações que envolvem a valorização do patrimônio cultural material e imaterial do caiçara são difundidas tanto dentro do país quanto fora, devido a quantidade de turistas que frequentam o espaço. O público desta proposta são interessados em geral, moradores da cidade de Ubatuba ou não, sem limite de idade. Crianças, jovens, professores da rede municipal e estadual de ensino, pesquisadores sobre cultura popular. Para atividades educativas temos o foco nos alunos(as) de escolas públicas municipais de ensino fundamental e médio, aproximadamente 14 mil estudantes da cidade de Ubatuba – SP.
Breve descrição do Acervo
O acervo do museu preserva objetos do caiçara pescador e lavrador, tais como: utensílios domésticos, ferramentas, instrumentos, móveis, fotografias, pinturas primitivas, documentos e até peças da arquitetura antiga de Ubatuba (tijolos redondos, telhas de barros de fabricação escrava, batentes e janelas) Entre eles: RATAMBUFE - INSTRUMENTO TIPICAMENTE UBATUBANO INVENTADO POR BENEDITO ANAGRO USADO NO CARNAVAL - DÉCADAS DE 40 e 50 VIOLA DE COCHO INSTRUMENTO UTILIZADO NASCANTORIAS CAIÇARAS (FOLIA de REIS, DO DIVINO, SÃO GONÇALO) TAMANCO - DE MADEIRA TARUMÃ OU CAXETA CALÇADO USADO NO DIA A DIA E NOS BAILES DE BATE PÉ MOLDE DE MASCARA - ARTEFATO PARA MOLDAR MÁSCARAS DE CARNAVAL (dos mascareiros de Ubatuba, temos ainda: João Teixeira Leite e José Pimenta) (Lembramos ainda de MANOEL NUNES DE SOUZA-seo Manequinho†.Mascareiro de Ubatuba que em 1989 participou da 20ª Bienal de Arte Moderna do Estado de São Paulo) ORATÓRIO - ARMÁRIO QUE GUARDA IMAGENS DE SANTOS. Este representa a CAPELA DE Nª. Sª. das DORES DO BAIRRO DO ITAGUÁ - Ubatuba TACURUBA - FOGÃO CAIÇARA BALAIO - UTENSÍLIO USADO NA PESCA E NA ROÇA FEITO DE CIPÓ TIMBOPEVA FEITO COM TRÊS PEDRAS RALADOR DE ARARUTA (ARARUTA-Planta de raiz tuberosa de fécula alimentar, parecida com o inhame) TODA ARARUTA TEM SEU DIA DE MINGAU ENXÓ-GOIVA - FERRAMENTA DE CARPINTEIRO, UTILIZADO PARA CHANFRAR OU CONCAVAR MADEIRAS. FERRAMENTA DE PRIMORDIAL IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA CANOAS CANOA UBATUBANA UBATUBA = LUGAR DE MUITAS CANOAS. DO TUPI – UBA=CANOAS – TUBA=MUITAS. A CANOA ERA MEIO DE TRANSPORTE DOS TUPINAMBÁS E FOI VEÍCULO USADO POR ELES E PELOS JESUÍTAS NÓBREGA E ANCHIETA, DURANTE A NEGOCIAÇÃO DE PAZ ENTRE OS PORTUGUESES E ÍNDIOS, A CHAMADA PAZ DE IPEROIG-1563, QUE FOI O PRIMEIRO TRATADO DE PAZ DAS AMÉRICAS, ACONTECIDO AQUI EM UBATUBA (ALDEIA DE IPEROIG).ATÉ HOJE A CANOA É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA OS CAIÇARAS. UMA CURIOSIDADE: “O CAIÇARA AO PEDIR A MÃO DE UMA MOÇA EM CASAMENTO, O PAI DA MOÇA CONSENTIA MEDIANTE OS SEGUINTES DOTES DO RAPAZ: UMA ROÇA DE MANDIOCA, UMA PLANTAÇÃO DE BANANAS E UMA CANOA. SEM A CANOA O CIDADÃO FICAVA SOLTEIRO PRO RESTO DA VIDA”. CÓVO CAIÇARA - (FEITO DE CIPÓ TIMBOPEVA) ESPÉCIE DE ARMADILHA PARA CAPTURAR PEQUENOS PEIXES E CAMARÕES DE ÁGUA DOCE. SAMBURÁ - CESTO DE CIPÓ TIMBOPEVA UTENSÍLIO MUITO USADO PELO CAIÇARA PESCADOR PARA RECOLHER PEIXES. PARAFUSO DE TRILHO - DA ESTRADA DE FERRO, INICIADA E INACABADA EM UBATUBA NO ANO DE 1881 (doação do ubatubano Sr. Hélio Graciliano) TIJOLOS REDONDOS - PEÇAS RARAS EXISTENTES NAS ANTIGAS CONSTRUÇÕES COLONIAIS DE UBATUBA. POSTE DE TELÉGRAFO - 1914 POSTE DE FERRO DA ANTIGA REDE DE TELÉGRAFO QUE COMUNICAVA UBATUBA COM SP e RJ. A ESTAÇÃO DO TELÉGRAFO EM UBATUBA FICAVA AO LADO DA SANTA CASA, rua da ESTAÇÃO, hoje RUA CONCEIÇÃO. JANELA COLONIAL- CENTENÁRIA (Hotel Felipe – centro Ubatuba)
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A comunidade está sempre presente nas atividades do Museu, como existe há mais de 40 anos já tem um grande afeto por toda a população de Ubatuba.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Rodas de conversa, oficinas de construção de instrumentos. Contação de causos e apresentações de fandango caiçara.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas de construção de instrumentos caiçaras, rabeca, viola.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Oficinas, encontros, rodas de conversa e fandango.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Museus Paulista - Sisem - SP
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Projeto TAMAR - compartilhamos nossa sede no espaço deles.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho de Politicas Culturais de Ubatuba
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Pescador Antônio Athanazio