Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Direito privado sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
Atualmente as ações de formação de público da SOCEM atingem uma diversidade de perfis devido às suas múltiplas ações: exposições (crianças, jovens, adultos, idosos), concertos (crianças, jovens, adultos, idosos) e palestras (músicos profissionais e não profissionais, historiadores, pesquisadores, estudantes). Também são atingidos os protagonistas musicais ainda vivos, que atuaram na cidade nos programas de rádio e Serestas (década de 40 e 50), bandas de baile (décadas de 50 e 60), Choro e Música Caipira (décadas de 50 em diante). Através de entrevistas, são coletadas as suas memórias, histórias e estórias.
Breve descrição do Acervo
O Acervo reúne uma diversidade de documentos musicográficos, fonográficos e filmográficos que se relacionam direta, ou indiretamente, à vida de vários músicos atuantes na cidade. Trata-se de uma coleção numerosa, volumosa e que na maior parte estava localizada na residência dos músicos, em São José dos Campos. Entretanto, contêm documentos de outras partes do país, recolhidos pelos músicos que atuaram em distintos territórios e exerceram funções diversas como profissionais da música. A partir das ações oferecidas gratuitamente à comunidade (exposições, palestras e concertos em torno do patrimônio musical local), há a sensibilização para a importância da preservação das memórias dos artistas que atuaram na cidade e região, e dos seus fazeres musicais, estabelecendo uma conexão entre o presente e o passado, e estimulando o sentido de pertencimento cultural. E dada a relevância histórica do Vale no interior do estado de São Paulo, a iniciativa de formar um núcleo de salvaguarda de documentação musical tem chamado a atenção de pesquisadores no país, pois o CDM de São José dos Campos é uma das raras instituições paulistas do gênero, juntamente com o Centro de Documentação Musical “Maestro Eleazar de Carvalho” da OSESP (São Paulo) e o antigo Centro de Documentação de Música Contemporânea da UNICAMP (hoje Coordenação de Documentação de Música Contemporânea do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural). Trata-se também de uma das raras instituições brasileiras do gênero, como o Centro de Documentação Musical de Viçosa (MG), o Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas (RS), mesmo considerando-se instituições semelhantes com nomes diversos, como o Museu da Música de Mariana (MG), o Centro de Referência Musicológica Professor José Maria Neves, da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), o Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical da UNESP (São Paulo) e o Laboratório de Documentação Musical da Universidade Federal do Pará. (Paulo Castagna – Unesp / SP). A partir da formação do CDM pretende-se criar uma referência em salvaguarda musical no Vale do Paraíba, e um centro aglutinador de pesquisas em torno do patrimônio musical da região, uma vez que são ainda muito incipientes. Também é intenção criar uma espécie de "banco de memórias" em que sejam disponibilizados os relatos dos artistas musicais da cidade que alimentaram tradições hoje enfraquecidas (como os Seresteiros, os Chorões, os músicos de bandas de baile, os artistas de rádio dos anos 40 e 50, entre outros).
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação da gestão com a comunidade se dá diretamente, e frequentemente, pois todas as ações contam com a presença da musicóloga e gestora que mantém um diálogo com a comunidade diversa e itinerante que visita o espaço semanalmente. Para além deste aspecto, a presidente da Sociedade, enquanto pesquisadora, atua diretamente junto à coleta dos relatos dos protagonistas da música na cidade de outrora, e que se encontram hoje praticamente invisíveis. Neste hall de artistas (profissionais e amadores) estão aqueles que representam os movimentos de Serestas, Choro, Bandas de Baile (anos 50 e 60), violeiros, entre outros. Boa parte destes músicos têm uma situação financeira bastante modesta, e pela idade alcançada vivem uma espécie de isolamento social.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
PROAC EXPRESSO n.35/2022 - MUSEUS E ACERVOS IMPLANTAÇÃO, REFORMA, AMPLIAÇÃO, DIGITALIZAÇÃO
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Exposições - sem interrupção, desde abril de 2022 Concertos - realizados pontualmente Palestras - realizadas pontualmente
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
A Socem realiza, através do CDM, a capacitação dos colaboradores para atuar em salvaguarda de música, nas ações de triagem, higienização, acondicionamento, digitalização e também de classificação de documentos.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Exposições - sem interrupção, desde abril de 2022 Concertos - realizados pontualmente Palestras - realizadas pontualmente
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Associação para o Fomento da Arte e Cultura (AFAC) de São José dos Campos, entidade gestora no Parque Vicentina Aranha na qual está lotado o Centro de Documentação Musical (CDM).
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Francisca Maria de Souza 148, Vila Rangel