Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
17/09/2014
E-mail da sede
quilombodobarranco@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Rafaela Fonseca da Silva
Cargo do responsável
Gestora cultural
Público-alvo das ações promovidas
Jovens, adultos e crianças do Quilombo do Barranco, bem como pessoas de suas proximidades e/ou pessoas interessadas.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo do Quilombo Urbano de São Benedito tem sido organizado desde 2013 devido ao processo de tramitação da certificação da comunidade negra pela Fundação Palmares (FCP). Foram sistematizadas as histórias e memórias das famílias maranhenses e seus descendentes através de diversas fontes que incluem os relatos orais, as fotografias, os jornais, as cartografias, as etnografias e os documentos pessoais, incluindo certidões de nascimento, registros de terras, dentre outros. Consideramos as ações promovidas pelos remanescentes de quilombo para a difusão e circulação desses registros, dentre estas, destacamos a produção de biografias das mulheres marcantes na história do quilombo que tem sido amplamente difundidas nas redes sociais. Nesse interim, ressaltamos a valorização e o compartilhamento dos saberes das “griots” que são as mais velhas que tem relatados as histórias e memórias do Quilombo do Barranco. As griots participaram de rodas-de-conversa que foram abertas ao público e registradas em áudio sonoro, também foram captados registros audiovisuais com o relato dos quilombolas que estão disponíveis no Youtube. Além disso, acrescenta-se as inúmeras pesquisas em diversas áreas de conhecimento que abordam a história, a memória e a cultura dos quilombolas do Barranco.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação entre os quilombolas e a gestão da Comunidade do Barranco acontece de modo horizontal, uma vez que as reuniões acontecem abertamente aos interessados em participar das decisões para o bem-estar coletivo e/ou em atuar nos grupos de trabalho. É importante salientar que todos os benefícios alcançados durante essas ações são expandidos para as redes familiares integrantes da comunidade tradicional.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Contando a nossa história - FUNDAÇÃO PALMARES DE ARTE 2022 Do quilombo se fez samba raiz - MANAUS FAZ CULTURA 2022 | PREFEITURA DE MANAUS Do quilombo se fez samba raiz - MANAUS FAZ CULTURA 2023 | PREFEITURA DE MANAUS
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
PRODUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Data da capacitação
03/03/2022
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Shows musicais, venda de artesanatos sustentáveis e da culinária tradicional afro-brasileira, bem como realização dos eventos do calendário anual do Quilombo do Barranco que incluem a Festa que São Benedito, a festa da Consciência Negra, o Dia das Mulheres Negras, Afro-Ameríndias, Latino-Americanas e Caribenhas, o Dia de São Cosme Damião, o Dia das Crianças, o Dia das Mães, o Natal das Crianças, dentre outros.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas de culinária, de percussão para o samba raiz e de artesanatos sustentáveis.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Shows musicais, exposições, rodas de conversa, palestras e oficinas de capacitação, cinema para a comunidade, ações sociais etc.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
O Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito desenvolve parcerias com instituições/movimentos sociais/grupos culturais para difusão da história e cultura afro-brasileira. Dentre estas parcerias cabe destacar o COLETIVO DIFUSÃO, A UNEGRO, A CALDO NEGRO PRODUÇÕES etc.
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Nos fóruns e conselhos de cultura e educação.