Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Público-alvo das ações promovidas
A partir do desenvolvimento comunitário, o público alvo do Ponto de Cultura Cinema de Animação são de crianças e jovens. No entanto, o público da animação não se limita às crianças e jovens, pois adultos com idade acima de 25 anos consomem a produção audiovisual. Além disso, o cinema de animação tem conseguido atrair ainda outro grupo muito importante: mulheres e meninas. Trata-se de um grupo que é historicamente subrepresentado nos cinemas tradicionais e que encontrou nas produções animadas uma porta para o consumo da cultura audiovisual. A prioridade além de alunos de escolas públicas e comunidade do entorno é com a pluralidade de gênero, etnia, credo, orientação sexual e pessoas com deficiência motora ou mental
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Breve descrição do Acervo
A sede do Ponto de Cultura Cinema de Animação, projeto que forma jovens e crianças e já realizou mais de 200 oficinas em escolas, universidades, centros culturais, comunitários, acampamentos, igrejas, terreiros e festivais, se tornou também o Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga. Quando descobrimos a quantidade de filmes em película, equipamentos de cinema, desenhos e cartazes que Lula foi guardando durante os últimos 40 anos, percebemos que o cinema de animação em Pernambuco precisava de um espaço de memória e preservação. O projeto e apresentou um conceito de interatividade ao espaço que permite compreender melhor como funciona a ilusão do movimento. A expografia foi toda pensada para um passeio na história dos objetos óticos do período pré-cinema, passando pelas técnicas de animação. A ideia é que as pessoas possam tocar, ver, girar os objetos. Tem também um momento para animar o próprio desenho, além de um espaço para exposição de artistas e filmes. Assim, o visitante irá conhecer um Taumatrópo, equipamento cilíndrico com uma figura de um lado e outra imagem do outro lado que girando dará um efeito, Fenaquistoscópio que consiste num disco preso pelo centro com um arame ou uma agulha grossa de forma a poder-se fazê-lo girar rapidamente e o Zootrópo ou Daedalum, um cilindro oco tendo rasgadas nas bordas superiores um certo número de fendas espaçadas regularmente uma das outras. O Público também conhece o processo quase artesanal de produção do filmes. Antes de existir a computação gráfica e software como o After Effects, o Motion, ou Toon Boom, a captação de imagens era usada com a truca de animação (animation stand) que é composto de uma mesa de luz com uma camera de animação (para registros de um quadro por vez) na vertical, apontando para a superfície horizontal da mesa. Nessa superfície, são colocados acetatos contendo as ilustrações que, depois de registradas quadro a quadro, permitem criar a animação. Outra relíquia preservada é o curta-metragem “Vendo/Ouvindo” (Super8, 1972), a mais antiga animação existente da filmografia pernambucana. O primeiro trabalho artístico de Lula Gonzaga (em parceria com Fernando Spencer e Firmo Neto) e um dos primeiros filmes do ciclo do Super-8 em Pernambuco agora conta com uma versão digital restaurada em DCP 2K. O MUCA foi concluído via crowdfunding (financiamento coletivo) onde 55 parceiros apoiaram financeiramente o espaço, e foi agregando mais parceiros. Como uma grande família, cineastas de todo o país escrevem para ajudar de alguma forma, alguns doam filmes, outros desenhos, outros maquetes e bonecos de filmes com a técnica de stop motion”, diz Rafael Buda, produtor do espaço. E conclui “o apoio foi fundamental para incluir a rampa de acesso e banheiro para pessoas com deficiência, adaptação da armação técnica para iluminação e instalação das peças da exposição.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação o Ponto de Cultura / Museu de Cinema de Animação é atuante principalmente com as escolas públicas municipal e estadual, bem como outros pontos e coletivos no estado.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
FUNCULTURA - GOVERNO DE PERNAMBUCO - OCA - OFICINAS DE CINEMA DE ANIMAÇÃO / MINC - PONTO DE CULTURA.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
oficinas de cinema de animação, difusão do arquivo do Ponto com sessão de filmes e debates, palestras e visitas guiadas, cursos de museologia e expografia etc
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
oficinas de cinema de animação, difusão do arquivo do Ponto com sessão de filmes e debates, palestras e visitas guiadas, cursos de museologia e expografia etc
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
sessão de filmes, oficias com inscrições agendadas e visitas guiadas
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
CONEXÃO DOS PONTO DE CULTURA DE PERNAMBUCO
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
PONTO DE CULTURA CABRAS DE LAMPIÃO, PONTO DE CULTURA MUSEU DO POÇO COMPRIDO, PONTO DE CULTURA COCO DE UMBIGADA ETC
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
INTEGRANTES DO PONTO JÁ FORAM DO CONSELHO DE POLITICAS CULTURAIS DO GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, DA ABCA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO, DA ABD - ASSOCIAÇÃO DOCUMENTARISTA, FORUM NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA.
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Projetada, 01 - Ns das Graças - Gravatá - PE