Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação privada
Público-alvo das ações promovidas
Pessoas "LGBTI+", professores, estudantes, guias de turismo, museólogos, historiadores, pesquisadores, pessoas em geral.
Endereço do site
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo bibliográfico do Museu Bajubá compõe-se de mais de três mil livros, inclusive em outros idiomas (inglês, francês, espanhol, alemão) e vários deles raros. O acervo virtual, em construção (Tainacan), conta no momento com material iconográfico e textos expositivos referentes a três exposições, um roteiro virtual e várias homenagens.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Colocando os valores da inclusão e do respeito à diversidade em prática, o Museu Bajubá se orgulha por ostentar, entre os seus membros e voluntários, um perfil multiétnico (pessoas brancas, negras, mestiças e, inclusive, descendentes de povos ciganos) e intergeracional, agregando, para os mesmos objetivos, pessoas lésbicas, transexuais, gays e heterossexuais. A faixa etária de seus integrantes vai dos vinte e sete (27) aos sessenta e sete (67) anos de idade. O Museu Bajubá se relaciona com a sua comunidade por meio dos produtos que produz e das ações que promove e participa (minicursos, roda de conversas, exposições, roteiros virtuais e presenciais, atuação com instituições parceiras congêneres, publicações em seus perfis nas redes sociais virtuais e participação em eventos para os quais é convidado, como, por exemplo, entrevistas, palestras, "podcast" etc.).
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Roteiros presenciais, exposições e homenagens virtuais e minicursos.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
capacitação para guiamentos em territórios LGBTI+. Temos em planejamento oficina virtual sobre o manejo do plugin nacional Tainacan, para uso em acervos, arquivos e museus.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos os eventos promovidos em sua página oficial são abertos a toda e qualquer pessoa no mundo. Também os roteiros presenciais são abertos; exige-se o cadastramento prévio para fins de controle do tamanho do grupo e as contrapartidas financeiras são meramente voluntárias e destinam-se ao custeio do deslocamento da historiadora e guia de turismo que os realiza.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Realizou eventos em parcerias com as instituições: Museu da Diversidade Sexual; Arquivo Lésbico Brasileiro; Comitê de Patrimônios e museus da Associação Brasileira de Antropologia; Centro de Documentação prof. Dr. Luiz Mott do Grupo Dignidade Curitiba; com o Projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense, Campus Rio das Ostras, “Reflexões para o trabalho com adolescentes, desafios contemporâneos para a construção de respostas profissionais ", no II Diálogos do Prazer.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, para reivindicar ações em prol da salvaguarda do prédio do Cabaré Casanova, na Lapa, RJ, na qualidade de representante do Movimento Restitua o Nosso Patrimônio LGBTI; Conselho Municipal de Cultura da cidade de Rio das Ostras (membra suplente, ano de 2022, atualmente desligada)
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Ministro Correa de Melo, 99, Apt 604, Leblon, RJ