Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Cultural sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
> Jovens das diversas comunidades urbanas e rurais, dos assentamentos das comunidades rurais, dos quilombolas e público em geral; > Estudantes da rede pública e privada; > Professores da rede pública e privada; > Universidades, escritores e pesquisadores; > Turista em passeio; > Assim como o público que aprecia as festas populares e as manifestações culturais. > Periodicamente buscamos alunos, crianças e adolescentes para visitas monitoradas.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
Os cabras de Lampião, que é detentora do Museu do Cangaço, tem no seu acervo: > Móveis e utensílios da época do cangaço; > Processos jurídicos contra Lampião e outros cangaceiros; > Bilhetes escritos pelo próprio punho de Lampião; > Armas pertencentes a cangaceiros; > Acervo de matérias de jornais da época do cangaço noticiando as ações de Lampião; > Coleção de matérias jornalísticas mostrando a repercussão da morte de Lampião; > Demonstrativo de ervas medicinais da vegetação da caatinga; A MEDICINA DO CANGAÇO; > Vasta biblioteca do cangaço, com mais de mil e quinhentos livros; > Teses de mestrados e monografias focando o cangaço e Lampião feita por estudiosos de todo Brasil e do exterior; > Mais de quinhentos títulos de versos de cordéis; A CORDELTECA; > Laudos médicos e raios-X das cabeças dos cangaceiros quando decepadas pela polícia; > Acervo de aproximadamente 800 fotografias do cangaço; > FILMOTECA CANGACEIRA: Documentários em DVDs (sobre Lampião, Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiros e Padre Cícero); > SALA MULTIMIDIA (Cine Clube Lampião): Com capacidade para setenta pessoas, com data show e equipamento de som, onde acontece as exibições de filmes e documentários; > PALCO EXTERNO- ESPAÇO CULTURA VIVA: para ensaios e apresentações teatrais e danças, recitais e cantorias de violeiros repentistas; > Uma sala de estudo; e > Uma loja de artesanatos.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Os Cabras de Lampião – com o Museu e ações – no mesmo torrão que veio ao mundo à figura mais importante do cangaço, é de majestosa autenticidade e de uma dimensão grandiosa ao patrimônio cultural e histórico do povo brasileiro, bem como a história do nordeste, a cultura do povo sertanejo e a antropologia cultural e a sociologia. Isso nos faz pensar na grande contribuição de Lampião e sua história, que se confunde com a própria história do nordeste brasileiro. Suas ações influenciaram a dança, a música, a poesia popular, o cinema, a culinária, as lições de morais, as táticas de guerrilha e, sobretudo a criação (no imaginário popular) do homem que jamais se acovardou diante de quem quer que fosse, servindo de exemplo para encorajar o nosso povo. É, portanto, da nossa responsabilidade social, buscar o equilíbrio entre o homem digital, inteiradas a mídia e a informática, e o ser cultural, apegado ao folclore, à cultura popular e à sua historicidade, a fim de subsidiarmos a construção da cidadania. Faz-se necessário para que se perpetuem as nossas origens históricas e culturais e que certamente favoreceram a produção de conceitos essenciais ao conhecimento, elevando o padrão cultural do nosso povo, ao reviver a grandeza da nossa história, promovendo a autoestima: primeiro passo para a cidadania.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
Ponto de Memória no Edital de 2011.
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Editais Federais: 1. Foi contemplado com o “PRÊMIO CULTURAS POPULARES – MAESTRO DUDA 100 ANOS DE FREVO”, pelo MINC, em 2007. 2. Foi transformada em PONTO DE CULTURA ARTES DO CANGAÇO – Programa Cultura Viva / MINISTÉRIO DA CULTURA, desde janeiro de 2008. 3. Foi contemplado com o PRÊMIO PONTOS DE VALOR – PROGRAMA CULTURA VIVA E MAIS CULTURA /Ministério da Cultura / Governo Federal, em 2009. 4. Foi contemplado com o PRÊMIO ASAS - PROGRAMA CULTURA VIVA E MAIS CULTURA /Ministério da Cultura / Governo Federal, em 2010. 5. Foi contemplado com o prêmio PROCULTURA 2012 com o Projeto O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO - FUNARTE /Ministério da Cultura / Governo Federal. 6. Foi contemplado com o prêmio KLAUSS VIANNA com o Projeto XAXADO, MEU BEM XAXADO – O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA - FUNARTE /Ministério da Cultura / Governo Federal, em 2012. 7. Foi contemplado com o PONTO DE MEMÓRIA, pelo Ministério da Cultura / Governo Federal, em 2012.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Formação de Agente Cultural
Data da capacitação
05/03/2019
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
> Encontro Nordestino de Xaxado; > Mostra de Teatro; > Projeto No Quintal do Museu; > Projeto Minha Escola no Museu; > Feira de Literatura de Cordel; > Festival de Músicas do Cangaço; > Tributo a Virgolino A Celebração do Cangaço. > O Massacre de Angico – A Morte de Lampião. > No Terreiro na Fazenda (Apresentações artísticas regionais). > SEMINÁRIO SERTÃO, BEATOS E CANGACEIROS. > Coordena o Programa de Passeio Turístico Ecológico “Nas Pegadas de Lampião”. > Oficinas de danças (Xaxado, coco, frevo e ciranda); > Formação de guias; > Exibição de filmes e documentários; > Estudos e pesquisas do cangaço, a partir da figura de Lampião; > Capacitação de jovens da comunidade para melhorar seu nível de empregabilidade;
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
> Atividades Formativas: > Oficinas de Teatro. > Oficina de Danças Populares. > Elaboração de Projetos Culturais. > Pesquisas de histórias da região.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
> Encontro Nordestino de Xaxado; > Mostra de Teatro; > Projeto No Quintal do Museu; > Projeto Minha Escola no Museu; > Feira de Literatura de Cordel; > Festival de Músicas do Cangaço; > Tributo a Virgolino A Celebração do Cangaço. > O Massacre de Angico – A Morte de Lampião. > No Terreiro da Fazenda (Apresentações artísticas regionais). > SEMINÁRIO SERTÃO, BEATOS E CANGACEIROS.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
REDE/PE Conexão/PE
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho Estadual de Política Cultural
Localização
Estado
Endereço da Sede
Vila Ferroviária S/n São Cristóvão - Serra Talhada 56.903-170