Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
05/04/2017
E-mail da sede
enlabarcajornadasteatrais@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Anna Fernanda Corrêa Soares
Cargo do responsável
Coordenadora
Público-alvo das ações promovidas
O público alvo de nossas atividades é composto, na sua maior parte, por estudantes, professores, pesquisadores, memorialistas, artistas populares; além de integrantes de sindicatos, assembleias e movimentos sociais ligados à educação pública e à luta antimanicomial. Desde o início do nosso marco como ponto de memória, trabalhamos com o compromisso social de democratização do acesso de diversos públicos vindos de diferentes segmentos sociais, com especial atenção às comunidades de áreas periféricas nas várias cidades onde estivemos. Desde 2017, 90% das nossas atividades públicas são oferecidas gratuitamente com o objetivo de ampliar o acesso aos debates sobre a Cultura, a Educação e a Memória.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo atual do coletivo EN LA BARCA é dividido em duas partes: acervo técnico e acervo histórico. O acervo técnico-artístico é composto por equipamentos técnicos e materiais de cena. Fazem parte deste acervo um conjunto de 12 refletores PAR38, uma mesa de som com 8 canais, 1 projetor com capacidade de 3.200 lumens, 1 par de rádios comunicadores e um conjunto de cabos de som e vídeo. Ainda como parte deste acervo um conjunto de objetos de cena que faz parte de todo o repertório teatral além de um acervo de figurinos pertencentes ao mesmo repertório, além de um conjunto de figurinos que já faz parte da pesquisa de projetos futuros. O acervo histórico é formado por um amplo conjunto de documentos coletados nas nossas pesquisas composto por entrevistas, cartas, fotografias, material audiovisual histórico, relatórios, depoimentos, cadernos de apontamentos, gravações antigas, teses de mestrado e doutorado, etc. A maior parte do material pertencente aos projetos ligados à Cultura Popular na Região dos Lagos foram coletados nos arquivos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e do IPHAN. Todos disponíveis para consulta de pesquisadores e estudantes da área. O material referente ao artista popular Gabriel Joaquim dos Santos foi organizado em um memorial em forma de website (link disponível no portfólio do Coletivo), também disponível para consulta pública.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Dentro do caráter itinerante de nossas atividades, podemos considerar como comunidade de referência primordial as cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Nos últimos anos, os coordenadores do coletivo têm desenvolvido uma série de ações regulares na região para além das atividades oficiais do coletivo EN LA BARCA. Bruno Peixoto foi diretor do Teatro Municipal de Cabo Frio e coordenador pedagógico do Curso Livre de Artes Amena Mayall. Anna Fernanda é professora de teatro da Escola de Artes Municipal de São Pedro da Aldeia, além de coordenar e dirigir a Companhia de Teatro do município. Em comum neste conjunto de atividades o contato estreito com atividades pedagógicas de formação artística gratuitas ministradas em espaços públicos. Essa atuação possibilitou a criação de pontes com um conjunto considerável de espaços culturais e escolas públicas da região, além do contato com coletivos artísticos com raízes ligadas a temática da Cultura Popular, como o Coletivo de Mulheres Bordadeiras de São Pedro da Aldeia, o Coletivo de Mulheres Rendeiras de Arraial do Cabo e o coletivo Griot, dedicado à memória e difusão da cultura afro-descendente na região. Toda essa rede de contatos e atuações ajudou a manter a regularidade de atividades do coletivo En La Barca na Região dos Lagos, mesmo com os coordenadores radicados no Rio de Janeiro junto com todo o núcleo artístico.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Cultura Presente nas Redes I e II, Retomada Cultural 1 e 2, ambos da Secretaria de Estado e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ). Prêmio de Ações Locais, da Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Circulação das produções teatrais.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Peças teatrais, oficinas, exibição de produção audiovisual.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não