Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
94.30-8-00 - Atividades de ass
Público-alvo das ações promovidas
O público da Casa do samba de Roda de D. Dalva compreende uma gama de profissionais, estudiosos e apreciadores. O espaço mantém um público composto por pesquisadores dos níveis de graduação e pós graduação, estudantes da rede pública e privada de ensino. Integra também ao público pessoas que apreciam a musicalidade do Samba de Roda e dos Ternos de Reis e Terno do Acarajé, bem como visitantes que chegam a cidade de Cachoeira para conhecer a cultura a história regional.
Breve descrição do Acervo
O acervo da Casa do Samba de Roda de D. Dalva é composto por peças que relatam a memória da população negra através das manifestações tradicionais na região do Recôncavo baiano. Desta forma estão reunidos peças e símbolos que retratam vários aspectos sociais, dos quais estão as seguintes peças: Suas peças incluem: Indumentárias de sambadeiras, sendo boa parte delas doadas por Dona Dalva, além de ser confeccionadas nas atividades da Casa do Samba – as indumentárias retratam a referência de mulheres pretas, comerciantes e que foram integrantes da Irmandade da Boa Morte. Atualmente as vestes são características do Samba de Roda de D. Dalva, já marcado pela tradição e participação de operárias charuteiras. Instrumentos musicais; Indumentárias da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte; Indumentárias e adereços e Orixás consistindo em peças utilizadas por Orixás e devotos; Indumentárias e adereços do Reis Esperança da Paz e do Terno das Baianas do Acarajé; Registros fotográficos, vídeos e áudios sobre o Samba de Roda; Publicações de jornas e revistas. O acervo vem sendo constituído por peças da guarda pessoal de Dona Dalva Damiana. Através de uma equipe da Casa do Samba em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual, tem se trabalhado com a finalidade e conservação das peças que compõem o acervo. A preservação do acervo compreende um dos objetivos propostos para o Plano de Salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo elaborado pelo IPHAN, publicado em 2006. Compreendendo as lacunas que vieram se formando com a perda dos sambadores e sambadeiras mais velhos, nota-se a necessidade em atuar com pesquisa, registro e salvaguardar a história que vem sendo resgatada visando garantir que o conhecimento comunitário seja perpetuado. De tal forma cada elemento carrega símbolos que retratam a história e a resistência da cultura negra em nossa sociedade através da musicalidade tradicional e do universo que compõe tal musicalidade no Recôncavo.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A Casa do Samba de Roda de D. Dalva desenvolve todas as suas práticas a partir da participação de pessoas da comunidade. Desde a década de 50 através do Samba de Roda Suerdieck se reuniu operárias e operários da Fábrica de Charutos Suerdieck para a composição do grupo. Posteriormente com a formação do Samba Mirim Flor do Dia, filhos e netos de sambadores adultos integram o grupo com a finalidade de aprender a forma especificamente a musicalidade do Samba de Roda. O Samba de Roda Mirim Flor do Dia, desde sempre foi impulsionador de talentos e um coletivo com espaço para iniciação artística. Este projeto conta com resultados positivos de salvaguarda desde o período de sua organização inicial até os dias atuais. Ex-sambadores mirins prosseguiram como cantores ou músicos de grupos de samba, pagodes, produtores de eventos e de projetos culturais, e atores de peça teatral/monólogo. O trabalho da Casa do Samba de Roda de Dona Dalva é, portanto, um trabalho de continuidade, inclusivo e participativo. Já o processo educativo das oficinas da Casa do Samba favorece também a profissionalização dos participantes. As oficinas de “Viola, Violão e Cavaquinho”, “Percussão”, “Cantos” proporcionam um amplo conhecimento incluindo o saber tocar um instrumento, conhecer as notas musicais, as cantigas e formas de samba e sambar, e permitem ainda conhecer o histórico para o desenvolvimento de cada atividade, bem como a importância em ter um bem registrado na cidade de Cachoeira. A comunidade possui Dona Dalva Damiana como uma referência e patrimônio cultural de Cachoeira. Desde sempre vem sendo uma colaboradora com a musicalidade e com o campo da cultura através da constante participação em pesquisas acadêmicas de graduação e pós graduação e demais projetos voltados para a identidade cultural do Brasil.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Sim
Quais editais do IBRAM?
Programa Pontos de Memória 2012
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
A instituição gestora da Casa do Samba de Roda de D. Dalva já foi contemplada nos seguintes editas: Prêmio Manifestações Tradicionais da Culturas Populares em 2006 através da Fundação Cultural do Estado da Bahia Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa em 2007 - Ministério da Cultura Prêmio Funarte de Arte Negra em 2012, através da Fundação Nacional de Artes Programa Pontos de Cultura da Bahia em 2014 - Secretaria de Cultura da Bahia Programa Nacional de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Especialização em Políticas e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôn
Data da capacitação
13/12/2019
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Confecção de indumentárias de Orixás e Samba de Roda Oficinas culturais - Samba de Roda, Jóias de Axé e Capoeira Produção de contas e adereços do candomblé Intercâmbios Culturais entre Pontos de Cultura, Pontos de Memória e coletivos musicais e culturais Ensaios e apresentações musicais Exposições de indumentárias de Samba de Roda e Orixás do candomblé
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas em elaboração de projetos culturais para grupos e manifestações das culturas populares Oficinas de Samba de Roda - Toques de Viola, violão, cavaquinho; cantos, formas de sambar e patrimonialização do Samba de Roda
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
O Ponto de Memória Casa do Samba de Roda de D. Dalva dispõe de uma programação gratuita para a comunidade. As apresentações do Samba de Roda de D. Dalva e convidados, bem como os Ternos, oficinas ofertadas são direcionados para o público de forma gratuita.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
A Casa do Samba de Roda de D. Dalva possui convênio firmado com a Secretaria de Cultura da Bahia através do projeto Apoio e Promoção a Manifestações Culturais selecionado no Programa Ações Continuadas.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA Recôncavo) - O LEAA, núcleo integrado a Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo estimula e apoia a cultura popular, através da pesquisa e documentação das diversas expressões populares (dança, música, histórias, dentre outras), através de iniciativas com pessoas da comunidade, sendo estas crianças e jovens.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Alberto Rabello, 33. Cachoeira/BA