Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização não governamental
Público-alvo das ações promovidas
A maioria das atividades é voltada para o público adulto e as visitações ao Memorial também são voltadas para o publico juvenil.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo do Memorial da Classe Operária - UGT consiste em documentos oficiais, fotos de pessoas e acontecimentos, vídeos de depoimentos dos atores que fizeram a história do lugar até os tempos atuais, jornais que imprimiram a história do lugar e que estão, em parte, sob guarda dos historiadores pesquisadores e historiadoras pesquisadoras que tiveram participação na constituição do Memorial que não possui uma reserva técnica. Ainda se tem muito a buscar sobre a historia da União Geral dos Trabalhadores, catalogar e expor em suporte físico e, em grande parte de forma digital, por meio do site em construção, para acesso do público, como também disponibilizar a história dos movimentos sociais e culturais que atuaram e atuam no local.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
As atividades realizadas no Memorial tem um bom número de participantes, dada a capacidade máxima de público de 250 pessoas por atividade que é atingida quando é feita apresentação de bandas musicais. O Memorial é referência para os movimentos culturais e sociais por oferecer infraestrutura para realização de suas atividades por valores simbólicos e as vezes de forma gratuita. O público de maior idade tem o local como referência da luta dos trabalhadores e a memória dos bailes que ali eram oferecidos à classe trabalhadora. Para os mais jovens, os eventos culturais no local têm apresentado a esse público a história e a região da cidade que poucos conheciam. As visitações de estudantes, principalmente do ensino médio, para conhecer a história do lugar são agendadas e recepcionadas com apresentação de imagens e uma sessão do jogo "Memórias do Futuro".
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Não
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Toda terça-feira aulas de música por docente parceira; toda quarta-feira ensaio do Maracatu Chapéu de Sol, coletivo parceiro que ocupa o espaço que, um domingo por mês, realiza ensaio aberto com a presença de público; oficina de percussão Toque da Lata, todos os sábados pela manhã, realizado pela Associação Laboratuque, também parceira; reuniões semanais das entidades gestoras.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Na área cultural e de memória: "História de Ribeirão Preto"; Mini curso "Educação Patrimonial: conceitos e fundamentos - Preservação do patrimônio cultural: legislação e sociedade". Na área de educação para a cidadania: "Água, sociedade e natureza"; "Avaliação de Impacto Ambiental na Política Ambiental". Outros estão em fase de planejamento. A entidade parceira Associação Amigos do Memorial da Classe Operária-UGT realizou oficinas de formação em projetos culturais durante o "Sibipiruna Pontão de Cultura" e oficinas culturais durante o projeto "Memorial 15 Anos. Realizou também a oficina do livro "Ribeirão Preto Revisitada", de José Antônio Correa Lages, ministrada pelo autor para o público interessado.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Lançamentos de livros; rodas de conversas sobre vários temas, cursos, oficinas, apresentações artísticas, seminários, palestras.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
A Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil participa como membro titular do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e já participou por vários anos do Conselho Municipal de Políticas Culturais como membro titular e suplente.
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua José Bonifácio, 59 Centro Ribeirão Preto/SP Cep 14010-050