Museu do Zé do Carmo

Museu do Ceramista e artista plástico Zé do Carmo, autor do Anjo Cangaceiro e do Vovô Natalino, peças de reconhecido valor artístico e antropológico. Trabalho referenciado pelo sociólogo Gilberto Freyre e outros acadêmicos no Brasil e internacionalmente. A obra do artista está presente em inúmeras publicações sobre arte popular e artesanato. Suas telas trazem sua leitura de mundo e de povo, em particular o povo nordestino e seus costumes e cultura. O museu expõe suas obras (cerâmica e telas), publicações, fotografias e suas histórias de arte e vida. O museu do Zé do Carmo, é também seu ateliê, ali foram criado os “anjos”, seja em cerâmica, em suas telas e outros personagens, como no Alto de Natal, onde todos os personagens são figuras nordestinas. Os visitantes são recebidos pelo artista que mostra, conta e encanta a todos com suas vivências e seu modo de ver o mundo e as pessoas, como um verdadeiro artista. Assim como Zé do Carmo respondeu a D. Hélder: “Pra mim todo mundo é anjo”. Visite-nos e saiba mais dessa história.