Centro de Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos

O Centro de Memória Dr. Sylvio Lamas Vasconcellos, começou a ser organizado em 1991, inicialmente era um setor anexo a Biblioteca Municipal Carlos Elio Vogas (na Praça Antonio Raposo), onde foi dada enfase na pesquisa e reunião de um acervo específico sobre a Memória do Município de Araruama, porém a sua criação foi realizada através do Decreto n° 186 de 2003. Hoje encontra-se na Casa de Cultura José Geraldo da Conceição Caú. Possui a Missão de valorizar a história a Memória e Cultura local, estimulando a troca de saberes, contribuindo para a preservação e reunião dos ícones e referências culturais do Município, documentando, conservando e salvaguardando todo Patrimônio, seja material, imaterial e natural.