Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
02231855000159
E-mail da sede
asflaglagarto@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Maria Ione do Nascimento
Breve história sobre o Ponto de Memória
Breve Relato do Grupo Parafusos O Parafusos constitui um grupo folclórico existente no município de Lagarto desde o XIX.A professora e Historiadora Aglae Fonte colhe com o zelador da Igreja em São Cristovão , versão do folguedo apresentado na antiga capital de Sergipe, porem em Lagarto que essa expressão da cultura popular denominada Parafusos. O grupo tem sua memoria escrita a partir de informações colhida por Adalberto Fonseca em 1968, através de depoimentos de um antigo escravo da Fazenda Piaui , Benedito Puciano filho de escravos, integrante do grupo original dos Parafusos. Olhando para a história do grupo, percebemos então ruptura na sua trajetória e alguns autores destacam os períodos de declínio. Alencar chega a falar em extinção. O motivo da reativação esta relacionado com a existência do Mobral e sua política de reorganizar os grupos folclóricos que estavam desativados. Um projeto cultural pertencente ao Mobral que dava apoio para organizar os grupos que existiam em cada município, dessa região e o grupo Parafusos, foi um dos grupos que despertou mais atenção. Os Parafusos conservam seu caráter de grupo folclórico, mesmo tendo tido uma história acidentada. Em relação a algumas mudanças, revelam uma forma de estratégias. Luiz Antônio no livro, Um Entendimento do Folclore, ele coloca como opção de lazer, cuja geração de dinheiro que serve para manter- o vivo e atuante. Nos anos 60 era de 21, com um detalhe, que além dos brincantes e tocadores, existia um componente fantasiado de índio como podemos comprovar através de fotografia, a presença do índio e justificada polo auxilio que ele dava aos negros durante as fugas e nos mocambos. Enfim a dança folclórica serve para traduzir, num esboço, a fisionomia típica de certa época ou de certa sociedade. No entanto a versão da professora Soledade e de que, o Padre Saraiva foi quem criou a música porque eles não dançavam como Parafusos rodando. O historiador Adalberto Fonseca criou outra musica e o SR Ruben, SR Jovem outra e ai juntando as peças, formou as musicas do Parafusos. Queremos crer que essas músicas não tem autoria conhecida como acontece com todo o fato folclórico, caracterizado pelo anonimato. A Ressignificaçao É preciso ressaltar que hoje os Parafusos existem em função das apresentações no festival de folclore em Olimpia-SP, isso quer dizer então que a motivação para a sobrevivência do grupo passou a ser de caráter externo a comunidade, o que pode levar a vários reflexos sobre sua natureza. O grupo Parafusos foi convidado a primeira vez para ir pra Olimpia em 1981, e em Lagarto 1978 no desfile de 7 de setembro. Essas informações foram do Departamento de História, Projeto de Qualificação Docente. HISTORIADOR IRINEU ROBERTO DE OLIVEIRA.
Público-alvo das ações promovidas
Todas as gerações, desde os mais idosos até os mais jovens, que interagem nas apresentações e conhecem um pouco mais da nossa história.
Breve descrição do Acervo
Documentos; indumentarias de todos os grupos, equipamentos para manutenção do grupos (máquina de costura, máquina de lavar e computador).
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Relação de informação quando a importância do movimento que foi criado, para que a história dos nossos antepassados não se percam com o tempo.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Funcap
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Mérito Universitário Especial pela UFS (Mérito em Arte e Cultura Popular)
Data da capacitação
13/11/2020
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Reuniões mensais e palestras.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Oficinas e ensaios.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Oficinas, ensaios e palestras.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Não
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Conselho de Cultura da Cidade de Lagarto-SE
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua F 57 Bairro São José