Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização não governamental
Público-alvo das ações promovidas
Além das atividades fixas citadas, a CCCZM também abriga diferentes grupos e iniciativas culturais, parceiros na construção coletiva da programação da Casa. Entre elas destacamos: Catar Feijão – Núcleo de Estudos Literários; Instituto Baetiba; Grupo de Jongo Mistura da Raça; Santo de Casa – Figureiras de São José; Moçambique e Catira Esperança; Orquestra de Viola Cordas da Mantiqueira. Parceiros que utilizam o espaço para a realização de oficinas, encontros, ensaios e reuniões. As atividades desenvolvidas na CCCZM são abertas ao público, oferecidas gratuitamente ou a preços populares, oferecendo espaço e estrutura para grupos comunitários e instituições filantrópicas para realizarem seus projetos como, por exemplo, a “Feira de Artesanato”, que agrega diversos artesãos para exposição e comercialização de suas produções nos eventos da Casa e o evento anual em homenagem às mulheres, “Bota Batom Voz e Viola”, que reúne violeiras de várias cidades do vale do Paraíba paulista. A CCCZM também recebe e apoia gestores culturais na realização de projetos artísticos na cidade, como os espetáculos “Camerata de Viola Caipira” (FMC/FCCR 2018) e “Fuá Caipira” (FMC/FCCR – 2019), além dos shows do projeto Viola&Prosa, realizado em parceria com o Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira. A CCCZM tanto recebe públicos escolares quanto participa em eventos realizados pelas instituições educacionais, públicas e privadas, abordando temas vinculados à cultura regional. Ao abrir a CCCZM a comunidade escolar, incluindo também grupos específicos como de idosos e outros, o Instituto José Mira amplia o campo de intermediação de seus acervos materiais e imateriais e dá continuidade ao legado deixado pelo mestre Zé Mira: sua alegria e entusiasmo em compartilhar as experiências vividas.
Breve descrição do Acervo
O acervo é constituído por objetos tridimensionais que fazem referência ao universo laboral rural e às expressões culturais do mundo caipira; documentos em diversos suportes (fotos, recortes de jornais, cartas, troféus, vídeos, mobília e outras tipologias), com ênfase para o acervo fotográfico.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A CCCZM disponibiliza espaço para coletivos de tradição popular ligadas ao Jongo, Moçambique, Folias de Reis, Catira, grupos e duplas sertanejas de viola caipira, que participam ativamente da programação da Casa na realização de oficinas, encontros, rodas de conversa, rodas de viola etc. Todas as atividades realizadas na CCCZM envolvem em sua execução profissionais de várias áreas, de forma direta ou indireta, sendo todos remunerados proporcionalmente à verba disponível. As Rodas de Viola, por exemplo, encontros intergeracionais realizados quinzenalmente desde 2004, com entrada gratuita, reúne violeiros, cantores, compositores, locutores e técnicos de som, além da equipe que trabalha na Cozinha Caipira na produção e comercialização do cardápio regional. A CCCZM também oferece espaço e estrutura para a realização de oficinas de dança de salão, viola caipira, modelagem em argila, contação de história e produção escrita, além de abrigar projetos artísticos de exposição e ação educativa, criando oportunidades de trabalho a produtores e gestores culturais, locais e regional. Os eventos abertos ao público contam ainda com a organização da Feira de Artesanato, que reúne artistas populares locais para a exposição e comercialização de sua produção artesanal. A CCCZM mantém canais virtuais nas redes sociais para a comunicação de suas ações, por onde transmite as Rodas de Viola ao vivo. A documentação e registro acontecem em projetos pontuais como a ação cultural e educativa, realizada em 2019, que resultou na publicação do catálogo “Vivências Caipiras: cotidiano e trabalho”, como registro da experiência cultural; e a temporada de lives “Nas Trilhas do Mestre – Música, História e Memória”, registro audiovisual com apresentação e depoimentos de grupos e mestres de moçambique e catira, chorinho, viola caipira e folia de reis.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Trajetória dos Espaços Independentes - FMC/FCCR - SJCampos/SP - 2021 Edital de Premiação para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo - Cultura Viva / 2022
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Roda de Conversa "A cultura Popular como Museologia do Cotidiano"
Data da capacitação
02/02/2019
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Rodas de Viola; Aulas de Viola Caipira; Aulas de Dança; Bailes; Literatura on line; cinema; apresentações em escolas de Catira e Moçambique e quando convidados para eventos externos; Feira de Artesanato; apoio para eventos filantrópicos
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Transferência do saber culinário na confecção do "bolinho caipira", especialidade da Casa; oficinas de catira e moçambique; oficina de viola caipira; oficina de escrita criativa; entre outras.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Rodas de Viola; Encontros de Dança de Salão; Visitas Agendadas de estudantes e educadores da rede pública de ensino, e de grupos específicos (Pessoa Idosa, Pessoa com Necessidades Especiais, Imprensa etc).
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede SP de Memória e Museologia Social
O ponto possui parcerias com poder público?
Não
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Avenida Olivo Gomes, S/n - Santana - São José dos Campos-SP