Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
Público em geral, adultos, jovens e adolescentes, de todas as classes sociais, amantes da fotografia, amadores e profissionais, pesquisadores e historiadores, entre outros.
Endereço do site
Breve descrição do Acervo
Hoje a instituição possui um acervo documental com cerca de 1.500 livros (que datam do século XIX ao século XXI), 12 metros lineares de documentos textuais, cerca de 11.000 documentos fotográficos (entre negativos, fotografias e diapositivos) e vários itens tridimensionais para consulta pública. A instituição possui em seu acervo uma valiosa coleção da SFF- Foto Revista, uma publicação oficial da agremiação que era coordenada por Luna e escrita por diversos sócios-colaboradores e reconhecidos fotógrafos. O periódico tornou-se uma importante produção editorial da época, trazendo em suas edições imagens e artigos sobre técnica e arte fotográficas, bem como as narrativas dos eventos e dos salões internacionais realizados pela entidade. Hoje, esse conjunto de publicações da revista é uma importante uma fonte de pesquisa da história da fotografia e do fotoclubismo brasileiro. E ainda temos equipamentos de fotografia como câmeras e objetivas e mais ou menos duzentas câmeras das décadas de 40, 50, 60 e 70 para um futuro museu de fotografia.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
A instituição utiliza parcerias, eventos gratuitos, participa de eventos estaduais e nacionais levando o nome da Sociedade Fluminense e da cidade de Niterói para diversos cantos do país e do exterior, disponibiliza bolsas de seus cursos para população de baixa renda, articula atividades com outros Pontos de Cultura da Rede Cultura Viva. Além de meios convencionais de comunicação como imprensa, redes sociais e site. Atualmente com recursos do Ponto de Cultura Fotografia para Todos oferece cursos básico para pessoas idosas, com deficiência e de comunidades ao seu torno de forma gratuita.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Fomos contemplado como Ponto de Cultura nos anos de 2018, 2020 e 2022 Edital Prêmio ou Programa Edital de Pontos de Cultura da Rede Cultura Viva Niterói pela Fundação de Arte de Niterói e Secretaria Municipal da Culturas de Niterói, Editais estaduais como Aldir Blanc do Estado RJ e Retomada Cultural RJ2.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
A instituição oferece cursos regulares e workshops de fotografia, diversas atividades pagas e gratuitas abertas ao público, além das atividades de difusão da arte fotográfica, como exposições abertas à visitação, visitas guiadas, projeções de fotografias abertas a todos que quiserem apresentar suas produções, encontros para prática fotográfica dentro de suas dependências e de seu estúdio, passeios orientados, palestras com grandes nomes da fotografia brasileira e internacional, dentre outras atividades. Diante das novas tendências, pensamentos e tecnologias, a instituição possui um Núcleo de Estudos em Fotografia Contemporânea, que visa formar consciências artísticas voltadas à produção de trabalhos alinhados à poéticas e temáticas consideradas relevantes para a atualidade, o qual tem exposto tanto nas galerias da própria instituição. Sem contar no seu acervo histórico com mais 1300 títulos de acesso público e gratuito, servindo de referência não só na esfera municipal como estadual. E Atualmente com recursos do Ponto de Cultura Fotografia para Todos oferece cursos básico para pessoas idosas, com deficiência e de comunidades ao seu torno de forma gratuita.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Sim, a instituição oferece cursos regulares voltados para arte da fotografia com as segunites temáticas de teaoria da fotografia, história da fotografia, fotografia de produto, eventos para eventos, cursos infantis e para pessoas com deficiência.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Mostras, exposições, visitações, palestras e outras ações de difusão das artes visuais
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Além de participar da Rede Cultura Viva, de reuniões do conselho Municipal de Cultura de Niterói, também atuamos em rede com FotoRio, Festival de Fotografia de Tiradentes, Festival de Fotografia de Paranapiacaba, Festival de Fotografia de Juiz de Fora, Academia Fluminense de Letras, Instituto Rouanet e Arfoc–Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Possuímos parcerias: com Universidade Federal Fluminense, Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI, Aperj - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal das Culturas através da Política de Cultura Viva.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Doutor Celestino, 115 - Centro - Niterói - RJ