Sobre o Cadastro

O que é o Cadastro Nacional de Museus?

Em 2006, no âmbito da Política Nacional de Museus, foi criado um instrumento visando conhecer e mapear os museus brasileiros, denominado Cadastro Nacional de Museus (CNM). Ele reúne informações qualificadas para, assim, embasar a formulação e o monitoramento de políticas públicas para o setor.

Quem acessa os dados do CNM, obtém informações sobre localização georreferenciada, funcionamento, estrutura, acervo, serviços oferecidos aos visitantes, dentre outras informações e mídias relacionadas aos museus. Por isso, os dados do CNM servem aos visitantes, ao governo, aos pesquisadores, aos profissionais da área e às demais pessoas que possam se interessar pelo setor.

Suas informações são cumulativas e, desde sua criação, o CNM já conta com mais de 3.900 museus cadastrados e segue aprimorando suas metodologias de trabalho e formas de comunicação com a sociedade.

Quem pode se cadastrar?

A participação no CNM é voluntária e as informações prestadas são autodeclaradas, não exigindo documentação comprobatória. Podem solicitar o cadastramento as instituições que têm as seguintes características:

  • Estão a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento;
  • São de caráter permanente e sem fins lucrativos;
  • Preservam bens naturais e culturais, de natureza material ou imaterial;
  • Realizam a comunicação dos bens culturais sob sua guarda (exposições etc.);
  • Estão abertos ao público;
  • Não comercializam patrimônio museológico; e
  • Não se caracterizam como processos museológicos.

Como solicitar o cadastramento?

Basta criar um login na Plataforma MuseusBr e criar a página da instituição preenchendo o formulário de solicitação de cadastro (mais informações em “Manual de uso da Plataforma MuseusBr”).

A equipe responsável pelo CNM fará uma verificação das informações prestadas, conferindo se a instituição de fato se caracteriza como museu, conforme características básicas listadas no tópico anterior. Uma vez atendendo aos requisitos, a página é publicada e a instituição passa a constar no mapa como museu cadastrado no CNM.

O que é a Plataforma MuseusBr?

Desde 2015, com o intuito de promover maior transparência na gestão pública, garantir a contribuição da sociedade e acurar a qualidade dos dados, o Ibram adotou a Plataforma MuseusBr para o mapeamento e a atualização das informações do Cadastro Nacional de Museus (CNM), atividades que passaram a ser realizados de forma colaborativa e democrática, permitindo à sociedade participação direta na forma de inclusão de informações e produção de conhecimento sobre os museus do país.

Contudo, diante das necessidades apresentadas pelo campo e de demandas internas, foi necessário reformular a ferramenta, de forma a melhor atender aos objetivos da iniciativa e aos anseios dos usuários. Por isso, após suspensão em meados de 2023, os trabalhos foram retomados com uma Plataforma muito mais dinâmica e atual.

Assim, buscando aprimorar os serviços oferecidos, a coleta e a divulgação de dados, também consciente da necessidade de informações de qualidade, foi lançada em 2024 uma nova versão da Plataforma MuseusBr.

Os dados que hoje aparecem na tela são reflexo de grandes esforços para a mobilização do campo, para a captação de parceiros e para os debates. É neste cenário de amplas discussões, de desenvolvimento da museologia, de diversas formas dos profissionais enxergarem seus campos de atuação e de expansão das iniciativas de memória em meio digital, que a tarefa da Plataforma MuseusBr de dar espaço e voz à diversidade de museus do Brasil se torna ainda mais necessária.

Acesse e conheça os museus brasileiros!

Para saber mais, confira as matérias do Blog clicando aqui.

Manual de Uso da Plataforma MuseusBr

Este manual foi cuidadosamente elaborado para orientar os usuários através das funcionalidades e recursos que a Plataforma MuseusBr oferece.

Quer seja a pessoa responsável por um museu, um curioso sobre o assunto ou ainda um pesquisador profissional, aqui qualquer pessoa encontrará as informações necessárias para aproveitar ao máximo essa tão rica ferramenta.

Materiais extras

Navegue e confira alguns dos materiais já produzidos pelo Instituto Brasileiro de Museus com as informações coletadas pelas iniciativas que têm a Plataforma MuseusBr como ferramenta.