Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
Público-alvo das ações promovidas
A estruturação do espaço e ações propostas visam o atendimento de distintos públicos, em especial jovens e estudantes, mas também a todas as pessoas que venham demonstrar interesse pelos temas apresentados pelas atividades politicas e pedagógicas propostas pelo IMA, assim como pelos acervos de pesquisa disponibilizados em sua sede. O material existente fica a disposição do público em geral e, para o empréstimo de livros e acesso aos espaço, basta ser sócio. Entretanto, é também oferecida a consulta local para qualquer interessado, independente da associação a instituição. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 13hs às 19hs e, eventualmente, aos sábados atende a pessoas de outras cidades ou aqueles que só podem retirar ou devolver material aos finais de semana em razão de residir, estudar ou trabalhar fora da cidade.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo foi constituído através de doações de associados e da compra de livros pelo Instituto. A intenção foi a de reunir obras de difícil acesso, tanto pela sua raridade, quanto pelos seus altos preços cobrados no mercado, em um espaço permanente e a disposição dos sindicatos, movimentos sociais, estudantes, professores e outros interessados que buscam um local que concentre, ao mesmo tempo, diversidade e quantidade de informações e materiais que possam subsidiar a formação e a pesquisa. O objetivo, em parte, já foi alcançado, pois possuímos diversas obras que, se não estivessem disponíveis no IMA, dificilmente seriam encontradas para consulta pública. Enquanto Ponto de Memória destacamos a existência de três importantes acervos, quais sejam: O primeiro é composto por uma variedade de documentações de grupos populares, abrangendo jornais do movimento operário da década de 1940, documentação do período da ditadura civil-militar, além de documentação mais recente de movimentos sociais da região; O segundo reúne ampla documentação proveniente das pesquisas do historiador brasileiro Jacob Gorender, em suas investigações sobre escravidão no Brasil, tema tão caro para nossa cidade. Salvaguardamos escritos, livros com anotações e uma variedade de materiais que contribuem tanto para compreendermos mais profundamente o tema, quanto sobre o pensamento desse importante autor, que revolucionou o entendimento da escravidão no Brasil que resultou nas obras “Escravismo Colonial”, de 1978 e “Escravidão Reabilitada” de 1990. Junto ao acervo Gorender, desde o segundo semestre de 2022, o IMA abriga parte da biblioteca e arquivo do historiador uruguaio e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, falecido no ano de 2021. Enrique Serra Padrós é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros sobre ditadura civil-militar brasileira, terrorismo de estado e ditaduras no Cone Sul. A entrega desses dois importantes acervos ao instituto conflui para que o IMA ocupe um importante espaço de memória e, com isso, seja uma referência de biblioteca e arquivo para temas da historiografia brasileira. Por fim, destacamos a coleção de 25 entrevistas (acervo digital) feitas com militantes gaúchos do movimento estudantil universitário, no período da redemocratização no país, como um dos resultados do Ponto de Cultura “Memórias em Movimento”.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A relação que se estabelece com a comunidade ocorre, além da proposição e realização das inúmeras atividades já relatadas, assim como as evidenciadas nos documentos em anexo, a partir da participação do IMA em eventos promovidos por outras organizações e que permitem trocas e divulgação do espaço junto a comunidade. Destacamos aqui a parceria do instituto com a Rádio Com 104.5, que consiste em um veículo de comunicação mantido pelo conjunto dos movimentos sociais, sindicais e culturais de Pelotas e Região. No período que compreendeu instituição do Ponto de Cultura "Memórias em Movimento" o IMA utilizou por cerca de um ano um espaço radiofônico (com duração de 60 minutos semanalmente) visando a divulgação do acervo e promovendo reflexões a cerca da memória histórica da região. Acrescentamos que o IMA se tornou campo de estágio curricular a partir do estabelecimento de um convênio com o curso de História/UFPel e disponibiliza sua sede para que a comunidade do entorno possa efetuar o uso de rede de internet, assim como dispõem de um computador que pode ser acessado por qualquer interessado que desejar efetuar estudos e pesquisa no espaço durante horário de funcionamento.
O ponto possui sede própria?
Não
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital Pontos de Cultura MINC/2011
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Atividade direcionada a Formação de Pontos de Cultura - FURG/RS
Data da capacitação
26/06/2012
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Seminários, cine debates, palestras, rodas de conversa sobre temas diversos, além de os integrantes do IMA estarem articulados à outros grupos de atuação na cidade, à exemplo da Frente Feminista 8M. *Mais informações seguem nos documentos em anexo.
A entidade promove ações de Capacitação?
Não
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Seminários, cine debates, palestras, rodas de conversa e outros sobre temas diversos, conforme materiais sistematizados e enviados em anexo.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Integrou a Rede de Pontos de Cultura da região sul do RS, instituída a partir do Edital de Pontos de Cultura / MINC, em 2011 e gerenciada pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Execução de emenda parlamentar juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Alberto Rosa, 164, Centro, Pelotas/RS