Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Direito privado
Público-alvo das ações promovidas
Comunidade Xambá, com diversidade de gênero, cor, nível escolar, faixa etária e origem social; Comunidades do entorno da Xambá, como Sapucaia, Aguazinha, Águas Compridas, Alto da Bondade, compostas por uma diversidade de gênero, cor, nível escolar, faixa etária e origem social; Professores e alunos das redes pública e privada de ensino do entorno da comunidade e da Região Metropolitana do Recife; Pesquisadores e produtores culturais de Pernambuco e de outros estados do Brasil, e também do exterior; Associações culturais da Região Metropolitana do Recife.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo do Centro de Arte e Cultura Grupo Bongar – Guitinho da Xambá é principalmente a memória e a história do Povo Xambá no Brasil. Como Ponto de Cultura, a instituição historicamente tem trabalhado pela proteção e promoção das memórias, das manifestações populares e das vivências tradicionais dos povos de terreiro. As músicas, os toques, os cantos, as danças, a gastronomia e as tradições populares de terreiro, os arquivos iconográficos físicos e digitais, os objetos tridimensionais, bibliográficos e documentais; todo esse patrimônio cultural constitui-se no acervo do Centro de Arte e Cultura Grupo Bongar – Guitinho da Xambá. Com esses bens culturais, a comunidade — na qual o CACGB–Guitinho da Xambá está inserido — luta pelo respeito e pelo bem viver das famílias que compõem o quilombo urbano da Nação Xambá e que mantém vivos os ritos e as tradições xambazeiras; mas também luta pelo bem viver em nosso planeta.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
A definição pela música como viés pedagógico do CACGB–Guitinho da Xambá foi uma opção definida não apenas pelo Grupo Bongar — embora fosse natural por sua própria vocação —, mas foi também uma escolha das pessoas que mais utilizam os programas e projetos educativo-culturais do Centro: as crianças e os jovens, tanto do quilombo, quanto das comunidades externas. Este é um exemplo de como se dá a condução do CACGB–Guitinho da Xambá. Foram as famílias, por exemplo, que em reunião com os coordenadores do CACGB–Guitinho da Xambá, definiram o valor simbólico a ser pago por família, pela participação das suas crianças e adolescentes nas atividades do Centro. Muitas dessas famílias atendidas não têm condições de pagar nenhum valor, mas colaboram nas atividades do Centro, como limpeza do espaço, cuidado das crianças, serviço do lanche. As atividades permanentes e pontuais do CACGB–Guitinho da Xambá têm o apoio de uma ampla rede de parceiros, como educadores e artistas, que desenvolvem oficinas, cursos e diversas atividades artísticas e educativas, sem qualquer remuneração, apenas com uma ajuda de custo para a locomoção. A Rede de Amigos colaboram com ajuda financeira e serviços profissionais voluntários. Há também os pequenos comerciantes da comunidade que contribuem com suprimentos para o lanche dos alunos do Centro. A comunidade participa da organização dos eventos e do cuidado com as crianças participantes dos projetos do Centro. A interação constante do CACGB–Guitinho da Xambá com os seus diversos públicos é fundamental para a manutenção do espaço e para a continuidade das suas atividades.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Funcultura PE Rumos Itaú Cultural Lei Aldir Blanc
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Curso de Empreendedorismo SEBRAE
Data da capacitação
23/05/2016
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
As atividades fixas para as crianças são capoeira, dança afro, orquestra de percussão e atividades de leitura e inclusão da história da África e da Xambá para as crianças. Para os adultos, há a Escola de Música Afrobrasileira voltada principalmente para o público externo pagante, mas com direito à participação gratuita dos adolescentes e jovens interessados, alunos do CACGB–Guitinho da Xambá. Além disso, há ainda manifestações e grupos musicais permanentes, que representam o CAC em diversos eventos locais e nacionais, como: BOI QUEBRA COCO DA XAMBÁ que integra toda a comunidade em torno das histórias dos moradores da localidade; ORKESTRA TAMBORES DA XAMBÁ, através da qual, as crianças e jovens têm aulas de percussão e aulas sobre os orixás da Xambá, aprendendo percussão a partir da temática afro-brasileira; MIXIDINHO DA XAMBÁ, grupo musical formado por crianças entre 5 e 8 anos da comunidade; PIRÃO BATEU, grupo musical formado pelos jovens da comunidade, a partir das aulas de percussão oferecidas pelo espaço; XAMBA DAS YABÁS, grupo musical formado pelas Yabás do Terreiro Xambá.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
O CACGB–Guitinho da Xambá já realizou diversas atividades de capacitação nas áreas de empreendedorismo e também na área de produção cultural.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Atividades sócio-educativas-culturais e exposições ligadas às tradições de origem afro-brasileira. Shows, peças de teatro, palestras, oficinas culturais, ensaios abertos, cineclubes, etc. Ver portfólio.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Pontos de Cultura de Pernambuco Rede de Pontos de Cultura do Brasil Rede de Mulheres de Terreiro Rede Mocambos RecriaPE
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Companhia Editora de Pernambuco – CEPE Fundarpe - Secretaria de Cultura de Pernambuco Prefeitura de Olinda Museu da Abolição – IBRAM
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
Afoxé Alafin Oyó Consulado Americano Daruê Malungo Itáu Cultural SESC - PE SEBRAE - PE
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Iêda, 5330 - São Benedito, Olinda, Pernambuco - Cep 53.270-600