Museu Casa Oficina de Dona Dinha – Museu Orgânico

Dona Dinha, no seu tear manual trabalha com os pés, fazendo levantar os liços, passando o carretel por entre os liços e o pente, bate-se depois bem o pente com as mãos, tornando a rede com mais impacto. A mesma operação é repetida, trocando de pé, voltando a passar o carretel, e batendo-se novamente o pente. Estes gestos são repetidos até dar a medida (comprimento) pretendida da rede. No seu tear, ela pedala no sol durante um dia inteiro para fazer uma rede. E conversa com as bordadeiras da região para que faça belas varandas e bordados para complementar seu trabalho. Dinha conta que tecer as redes dá muito trabalho, mas ela fica feliz ao ouvir que suas redes duram uma vida. As peças do seu tear manual são: órgão (giram sobre si mesmo quando movidos), pente ( uma das peças do tear), queixa (formados por réguas de madeira, que serve para fixar o pente), braço, liço ( réguas de madeira a que se ligam vários fios em forma de arca e que servem para abrir ou fechar mais a tela), pisadeira (sobem e descem verticalmente), carretel e caneleiro. Para a rede ficar pronta tem que urdir, colocar no tear, tecer, costurar, passar o mamucabo, empunhar e pregar a varanda.