Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
Atuamos junto a públicos variados dos territórios abarcados por nossos projetos e programas: adolescentes, jovens, pequenos produtores, educadores, agentes culturais, professores da rede pública de ensino, líderes comunitários, famílias em situação de vulnerabilidade, grupos e entidades que atuam pela promoção dos direitos. Especificamente no caso dos programas desenvolvidos nas áreas de educação, memória e patrimônio cultural, o público principal são estudantes, educadores, moradores idosos e agentes/grupos culturais.
Endereço do site
Página Principal
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo da AIC é composto por pesquisas realizadas nos diferentes projetos e programas desenvolvidos pela organização. Contamos, por exemplo, com diversos diagnósticos, mapeamentos e inventariados colaborativos de referências culturais locais, bem como levantamentos de agentes e grupos de cultura existentes nos territórios. Além dos diagnósticos, contamos também, especificamente na área da memória ferroviária, com levantamentos bibliográficos, entrevistas em vídeo e em áudio transcritas e arrolamentos de imagens e objetos históricos das 13 cidades participantes até o momento do programa Estação de Memórias.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
Desde a fundação da AIC, realizamos ações diversas em territórios periféricos de Belo Horizonte e região metropolitana, e, especialmente, a partir da primeira década dos anos 2000, ampliamos nossa atuação para além do em torno de nossa sede. Dessa forma, para estreitar os laços e nos aproximarmos à realidade de cada comunidade em que atuamos, possuímos nessas localidades uma ampla rede de parceiros, dentre poder público, lideranças comunitárias, grupos, coletivos e organizações formais, que nos apoiam no processo de diálogo com os públicos envolvidos, de modo que todas as atividades que realizamos sejam capazes de refletir a diversidade de cada contexto e de responder às suas particularidades.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Considerando apenas os anos de 2021 e 2022, a AIC – Agência de Inciativas Cidadãs foi contemplada nos seguintes editais/mecanismos de incentivo: • Edital Furnas Social – Edição 2021; • Edital Emenda Geral – Deputada Federal Áurea Carolina – Edições de 2021 e 2022; • Edital LMIC 2021 – Incentivo Fiscal (contemplado/aprovado para captação de recursos); • Edital de Seleção Pública Nº 01/2022 - Rede Municipal de Pontos de Cultura de Belo Horizonte; • 35ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – 2022 (vencedor na Etapa Regional); • Edital de Chamamento PÚBLICO CMDCA/BH Nº. 002/2021 (contemplado/aprovado para captação de recursos); • Lei Federal de Incentivo à Cultura (contemplado/aprovado para captação de recursos); • Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (contemplado/aprovado para captação de recursos); • Lei Federal de Incentivo ao Esporte (contemplado/aprovado para captação de recursos).
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Sim
Qual ação?
Conservação preventiva para Acervos Museologicos
Data da ação
15/07/2022
Participaram de capacitação de outra instituição?
Sim
Qual capacitação?
Patrimônio Cultural: Gestão, proteção, salvaguarda e promoção no Programa ICMS
Data da capacitação
09/02/2023
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
A AIC não possui uma grade fixa de atividades que acontecem regularmente todos os meses e anos, uma vez que dependemos de financiamentos que variam de um ano para outro e, principalmente, porque nossas atividades são moduladas de acordo com os contextos e localidades em que atuamos. No entanto, considerando as atividades realizadas nos anos de 2021 e 2022, no âmbito, especialmente, dos programas e projetos nas áreas de educação, memória e patrimônio, foram promovidos: processos de diagnóstico e mapeamento colaborativo de referências culturais locais; construção de espaços de memória; e atividades formativas em arte, comunicação, sustentabilidade e educação patrimonial.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
Ao longo da trajetória da AIC, a educação se tornou área de interesse direto e central de nossas ações. Dessa forma, promovemos atividades de capacitação tanto em interlocução direta com estudantes, quanto em ações de formação continuada e qualificação de professores/gestores escolares e agentes culturais. Considerando as atividades realizadas nos anos de 2021 e 2022, no âmbito, especialmente, dos programas e projetos nas áreas de educação, memória e patrimônio, foram promovidas: atividades formativas e criativas em arte, comunicação, mobilização e educação patrimonial junto a estudantes e professores da rede pública de ensino; capacitação téorico-prática para agentes difusores e multiplicadores de memórias e práticas culturais; atividades formativas em patrimônio e sustentabilidade para agentes e grupos comunitários/culturais; e minicursos voltados para criação e fortalecimento de projetos voltados para cultura, natureza e história locais.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Todos os nossos programas e projetos envolvem eventos abertos ao público em que os processos e resultados das atividades desenvolvidas em cada território são compartilhados com toda a comunidade. Dessa forma, para citar alguns mais relevantes, apenas em 2022, no âmbito, especialmente, dos programas e projetos nas áreas de educação, memória e patrimônio, foram realizados os seguintes eventos abertos ao público: • Inauguração da Estação de Memórias de Matozinhos/MG, Divinópolis/MG, Campos Altos/MG e Três Rios (RJ); • Eventos de culminância das atividades desenvolvidas pelo programa Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil nas cidades de Igarapé/MG, Itaiaiuçu/MG, Paracatu/MG, Contagem/MG e Belo Horizonte/MG; • Eventos finais das turmas de Educação Patrimonial e Educomunicação formadas pelo projeto Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo nas cidades de Barão de Cocais/MG, Catas Altas/MG, Araçuaí/MG e Itinga/MG; • Evento virtual Fortalecer Nós: compartilhando saberes e fazeres da formação em Patrimônio e Sustentabilidade do projeto Rede de Patrimônio Criativo e Colaborativo, envolvendo agentes das cidades de Igarapé/MG, Itaúna/MG, Ipatinga/MG e Cubatão/SP.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Fazemos parte do Fórum das Juventudes da Grande BH, Fórum Permanente do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte, Rede Associada da Clacso – Conselho LatinoAmericano de Ciências Sociais, Rede de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, Rede Mineira de Pontos de Cultura, Rede Mães de Luta e Rede Nacional de Combate à Desinformação.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Atualmente, as parcerias que possuímos com poder público estão relacionadas, principalmente, à projetos e ações financiados via incentivo fiscal de órgãos públicos das três esferas (federal, estadual e municipal) e emendas parlamentares. Estes projetos/ações estão vinculadas aos seguintes órgãos: Ministério da Cultura/Governo Federal; Ministério das Mulheres/Governo Federal; Ministério da Igualdade Racial/Governo Federal; Ministério do Esporte/Governo Federal; Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo do Estado de Minas Gerais; Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte/Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, vale mencionar que possuímos parceria técnica com a Universidade Federal de Minas Gerais.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Sim
Quais parcerias com instituições privadas?
A AIC conta com patrocínios de instituições privadas a seus projetos aprovados no âmbito de mecanismos de incentivo fiscal de órgãos públicos das três esferas (federal, estadual e municipal), e ainda é parceira técnica na execução de iniciativas de instituições privadas. Algumas das instituições privadas parceiras dos nossos programas/projetos, realizados nos anos de 2021 e 2022, são: Vale, Instituto Cultural Vale, VLI Logística, Kinross, Usiminas, Usiminas Mineração e Cimento Nacional.
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Sim
Quais conselhos?
Temos participação ativa no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte.
Localização
Estado
Endereço da Sede
Rua Monte Carmelo, N. 20 – Floresta – Cep: 31015-230