Informações
Tipo de Entidade
Entidade Cultural
Natureza Jurídica
Associação sem fins lucrativos
Público-alvo das ações promovidas
As ações promovidas pelo Quilombo São José são idealizadas e protagonizadas pelos mestres das comunidades de jongo do Vale do Café e colaboram na proteção e difusão desta tradição afro, sua transmissão para as novas gerações e a sustentabilidade das suas comunidades. Tem como público alvo os próprios jongueiros, a comunidade local, alunos das escolas públicas e privadas do município e da região do Sul Fluminense, historiadores e pesquisadores de cultura popular, além de turistas regionais, nacionais e internacionais.
Breve descrição do Acervo
O Quilombo São José desenvolve ações de pesquisa, reunião e catalogação dos acervos dispersos das famílias jongueiras, como fotos, instrumentos, vestimentas, equipamentos e depoimentos relativos à transmissão inter-geracional de tradições orais de mestres jongueiros. O espaço físico reúne esses itens, objetos e fotos que são expostos para o público visitante, apresentando assim a história, dança e ritmo do jongo.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Sim
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Não
O ponto possui acervos digitais?
Sim
Relação com a comunidade de referência
As ações promovidas pelo Quilombo São José são idealizadas e protagonizadas pelos mestres das comunidades de jongo do Vale do Café e colaboram na proteção e difusão desta tradição afro, sua transmissão para as novas gerações e a sustentabilidade das suas comunidades. O reconhecimento do Ponto de Memória é fundamental para a preservação, transmissão e divulgação da cultura do Jongo como também para a permanência das famílias jongueiras neste território.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
- Povos Tradicionais Presentes - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - RJ 2021 - Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
Festividades, cursos, oficinas, Encontros de Jongo
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
- Cursos - Turismo Comunitário - Palestras - Vivência do Povo Preto - Capacitações Sociais - Cultura Étnico-raciais
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
- Encontro de Jongueiros - Festas Juninas e de Santos Padroeiro - Visita aberta para o público - Trabalhamos o Turismo Comunitário
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
Rede de Jongo do Vale do Café
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Participa do projeto Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do RJ, parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Petrobrás e o Instituto Floresta, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não