Informações
Tipo de Entidade
Coletivo Cultural
Data de Criação
09/12/2012
E-mail da sede
museudovaqueiro2012@gmail.com
Nome do responsável pelo coletivo
Marcos Fernandes Lopes
Cargo do responsável
Coordenador
Público-alvo das ações promovidas
Alunos de escolas pública e privada, turistas nacionais e internacionais, pessoas da comunidade e de regiões vizinhas.
Redes sociais
Breve descrição do Acervo
O acervo é constituído de 236 peças catalogadas, e é fundamental para compreender uma parte importante da história do desenvolvimento econômico e social, não só do Rio Grande do Norte, mas do nordeste brasileiro. Dentre as peças do acervo pode-se encontrar: diferentes tipos de selas, máscaras (usadas nos bois), chocalhos, arreios, estribos, prensa de queijo, pilão, roupas de couro, indumentárias usadas e feitas artesanalmente pelos próprios vaqueiros; fotografias, documentos escritos, vídeos e depoimentos audíveis, além de reportagens publicadas em jornais e revistas, e de livros.
O Ponto já realizou o Inventário Participativo?
Não
O Ponto possui Acervo?
Sim
Acervo
Catálogos, livros e outras encadernações impressas | Documentos | Documentos escritos | Documentos Imagéticos (Fotografias, mapas, etc..) | Objetos
O Acervo já foi inventariado?
Sim
O ponto possui acervos digitais?
Não
Relação com a comunidade de referência
O Museu do Vaqueiro mantém uma relação orgânica com as comunidades do seu entorno. A instituição realiza reuniões, rodas de conversas e atividades periódicas com as escolas públicas, grupos de vaqueiros e aboiadores, e representantes de manifestações artísticas da cultura popular como sanfoneiros, repentistas, grupos de danças folclóricas e artesãos. Todos esses seguimentos integram a dinâmica de funcionamento do Museu e ajudam a iniciativa a tornar a memória social mais acessível e, a manter viva a essência, a identidade cultural do povo nordestino.
O ponto possui sede própria?
Sim
O espaço da sede é aberto ao público?
Sim
Já foi contemplado em algum edital do IBRAM?
Não
Contemplado em outros editais públicos ou privados?
Sim
Contemplado em quais outros editais?
Edital da Lei Estadual de Cultura e Incentivo Fiscal do Rio Grande do Norte - Lei Câmara Cascudo; Edital Estadual da Lei Aldir Blanc.
Os integrantes participaram de ação do IBRAM?
Não
Participaram de capacitação de outra instituição?
Não
O ponto promove atividades regulares?
Sim
Quais atividades?
O museu realiza atividades regulares como visitas guiadas com a participação de professores e alunos de escolas e universidades públicas e privadas; a pega de boi no mato; a missa do vaqueiro; vaquejada feminina.
A entidade promove ações de Capacitação?
Sim
Quais ações de Capacitação?
As capacitações realizadas pelo Museu do Vaqueiro são: 1. Oficina permanente de Música, com estudo da sanfona e de outros instrumentos como zabumba, triangulo, e música popular nordestina; 2. Oficina de artesanato em couro como forma de manter vivo os saberes populares; 3. Rodas de conversa sobre a cultura nordestina.
O ponto promove eventos abertos ao público?
Sim
Quais eventos?
Visita guiada sobre o acervo do museu, apresentações de grupos culturais, de danças folclóricas, sanfoneiros, violeiros, repentistas, a vaquejada feminina, a pega de boi no mato e a missa do vaqueiro.
O ponto faz parte de alguma Rede?
Sim
Qual Rede?
O Museu do Vaqueiro faz parte da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN, atuando nas articulações institucionais da Rede.
O ponto possui parcerias com poder público?
Sim
Quais parcerias com poder público?
Prefeitura Municipal de São José de Mipibú.
O ponto possui parcerias com instituições privadas?
Não
O Ponto tem participação ativa em conselhos?
Não